-
Massa Caseira
Receita fácil e prática para você preparar uma deliciosa massa caseira. O manjericão foi utilizado para saborizar e aromatizar a água do cozimento.
-
Tilápia Empanada com Pão Integral e Aveia
Esta é uma receita light e fácil de preparar! A farinha de pão integral é caseira e a salsa e a cebolinha saíram direto da minha horta! O resultado é um prato saudável e muito saboroso.
-
Tartar de Salmão
Receita fácil e deliciosa de Tartar de Salmão. Primeira vez que faço e confesso que me surpreendi com o resultado!
-
Moqueca Light de Tilápia
Moqueca mais suave, onde o óleo de urucum substitui o dendê , o leite de côco é light e o molho de tomate caseiro. Uma delícia!
-
Filé de Tilápia com Manteiga, Limão Siciliano e Sálvia Fresca
Sálvia é uma erva aromática que casa muito bem com peixe. Essa receita com Filé deTilápia, manteiga, mel, azeite, raspas e suco de limão siciliano ficou maravilhosa! Confiram!
-
Torta Alemã de Maçã
Autêntica Torta Alemã de Maçã, fácil de preparar e deliciosa!
-
Molho Agridoce com Abacaxi
Delicioso molho agridoce com abacaxi para acompanhar pastel chinês, peixe e camarão empanado, além de assados, grelhados e à milanesa!
-
Pataniscas de Bacalhau
Prato típico da culinária portuguesa e conhecido na região do Porto como "iscas de bacalhau". Um petisco delicioso!
-
Lagarto Recheado com Calabresa ao Molho de Tomates e Vinho Tinto
Lagarto Recheago ciom um gostoso molho, é uma coringa para um fim de semana. Você pode sevir com massa, arroz refogado e purê de batatas ou com umas torradas quentinhas! De qualquer maneira, o sucesso é garantido!
-
Espaguete Integral com Molho de Cogumelos e Alho-poró
Receita prática, rápida e deliciosa! Ideal para ser acompanhada por um bom vinho tinto!
-
Rolinhos de Abobrinha com Cream Cheese, Tomate Cereja e Manjericão
A Abobrinha é versátil, de baixa caloria e permite uma grande variação de preparo. Selada no azeite, recheada com Cream Cheese e decorada com tomate cereja e manjericão ficou divina!
-
Arroz Natalino
Um simples arroz refogado, enriquecido com pimentões verdes e vermelhos dá vida à sua Ceia de Natal!
-
Pãozinho Brioche
O pãozinho Brioche é ideal para fazer parte da sua festa. Fica delicioso com qualquer tipo de recheio. Sucesso garantido!
-
Iscas de Filé ao Molho de Mostarda
Receita fácil e rápida de preparar e deliciosa quando servida com uma boa massa ou como petisco acompanhada de torradas na manteiga! Delícia!!
-
Cartola com Bananas em Rodinhas e Florzinhas de Queijo no Maçarico Culinário
Cartola é uma tradicional sobremesa nordestina que todo mundo adora! As bananas cortadas em rodinhas ficam mais fáceis para a criançada degustar. O uso do maçarico culinário na finalização dá um gostinho todo especial!
-
Lagostas Gratinadas em Manteiga de Ervas e Crosta de Farinha de Rosca e Parmesão
A Lagosta é considerada a rainha dos mares e é sempre preparda em ocasiões especiais. Deve ser acompanhada de um bom espumente ou vinho de sua preferência.
-
Pizza Marguerita no Pão SÃrio
Pizza Marguerita montada no pão sírio é prática, fácil de preparar e deliciosa!! Uma boa opção para receber os amigos!
-
Frango Chinês Agridoce com Abacaxi
Famoso prato da culinária oriental, o Frango Agridoce é empanado, frito e termina o seu cozimento num delicioso molho agridoce com abacaxi! Maravilha!!
-
Azeite de Manjericão
Azeite com o sabor e aroma do manjericão, além de sua vibrante cor esverdeada. Ideal para acompanhar massas, saladas, batatas asssadas, queijos e torradas. Delicioso!
-
Picadinho de Músculo ao Vinho com Talharim
Receita básica, simples e que agrada a todos os paladares. Com molho encorpado e saborosíssimo, pode ser servido com arroz, farofa, pirão ou massa.
-
Abobrinha Gratinada Recheada com Queijo Minas, Tomate e Azeitona Preta
Após uma ida ao Mercado de BH, não poderia utilizar outro recheio na Abobrinha que não fosse um maravilhoso Queijo Minas. Gratinadas com tomates e azeitonas pretas ficou incrível!
-
Rustiche com Cogumelos Eryngui e Filezinhos SuÃnos
Rustiche é uma massa saborosa de cozimento rápido, considerada a perfeição da cozinha italiana. Aqui ela recebeu um molho de cogumelos Eryngui cozidos na manteiga, shoyo e saquê, acompanhados com filezinhos suínos. O resultado foi um prato espetacular!
-
Maminha ao Shoyu e Cerveja Preta com Cogumelos Paris
Essa Maminha é uma maravilhosa opção para celebrar uma data especial! Fácil de preparar e com um lindo visual, com certeza fará com que você receba os maiores elogios!!
-
Bolinho de Feijoada
O famoso Bolinho de Feijoada com seu recheio de couve mineira refogada no bacon, faz desse petisco uma boa pedida para quem curte Comida de Boteco! Uma delícia!
-
Contra Filé na Tábua com Legumes Grelhados e Molho de Ervas
Louca pra comer uma carne grelhada ao ponto, comprei essa fatia da parte marmorizada do Contra Filé! Acompanhei de legumes e de um saboroso molho de ervas. Ficou ótimo!
-
Salada Quente de Polvo
Diferente e deliciosa, essa Salada de Polvo é servida quente e acompanhada de torradas! Fácil de preparar e desperta a gula pelo seu aroma e cores!
-
Brigadeiro de Milho Verde (de colher)
Brigadeiro de Milnho Verde é uma deliciosa opção para os Festejos Juninos. É fácil de fazer e de servir, além de possuir um sabor maravilhoso!
-
Bolo Pamonha
O Bolo Pamonha é cremoso e facílimo de preparar! Se você não sabe fazer a pamonha tradicional, essa é a melhor solução. Com certeza será um capítulo à parte em sua mesa de comidas juninas!
-
Filé de Salmão ao Molho de Frutas
Salmão grelhado com frutas reduzidas no suco de tangerina e mel, resultou num prato agridoce saudável, bonito e saboroso! -
Escondidinho de Frango com Azeitonas Pretas
Escondidinho é um prato facil e delicioso, seja qual for o seu recheio. Pode ser servido como entrada, tiragosto ou prato principal. Esse de frango com azeitonas pretas ficou delicioso!
-
Pasta Tricolore com Camarão ao Creme de Leite
Massa Artesanal Italiana Tricolore em formato de sianinha, tendo em seus ingredientes tomate, beterraba e manjericão. Tinha que receber um delicioso molho de camarão ao creme de leite para fazer jus à sua beleza!
-
Strogonoff de Uvas
Sobremesa fácil e deliciosa, que tem a consistência de mousse e a cor do strogonoff, daí o seu nome! As nozes dão uma crocancia maravilhosa!
-
Torta Alemã com Nozes
Apesar de ser considerada um das melhores tortas do mundo e parecer sofisticada, ela é fácil de fazer e deliciosa! O resultado é um "Manjar dos Deuses"!
-
Arroz com Lentilha ( Mijadra )
Mijadra é um prato típico da Armênia, composto de arroz com lentilha e cebola frita. No Brasil costumamos prepará-lo na Ceia de Ano Novo para dar sorte!
-
Punheta de Bacalhau
Punheta de Bacalhau é uma salada tradicional portuguesa, servida como tira gosto dentro de um pãozinho francês bem quentinho ou acompanhado de torradas. Tentei trocar o nome, mas é assim que é chamado em Portugal, então deixei como está. É um prato simples e delicioso!
-
Farfalle com Tinta de Lula ao Molho de Cogumelos
Massa Italiana com tinta de Lula do Mercadão de São Paulo e Cogumelos Paris e Shimeji da Liberdade! Esse tur gastronômico resultou num prato delicioso, com um sabor surpreendente e merece ser degustado com calma e acompanhado de um gostoso vinho tinto!
-
Bacalhau Desfiado com Azeite, Cebola e Azeitona Preta
Essa é uma entradinha fácil de preparar, deliciosa e que harmoniza muito bem com um gostoso vinho português.
-
Camarão Empanado na Farinha Panko
Pako é a farinha de rosca japonesa, que deixa os camaróes mais crocantes. Fica indecentemente maravilhoso! É de comer de joelhos!
-
Ricota Caseira
Receita fácil e um coringa para o preparo de inúmeros outros pratos! Saudável e ideal para a sua dieta.
-
Pão Integral
Receita prática e saudável, ideal para o seu dia a dia. Muito gostoso quando consumido com ricota caseira e geleias.
-
Tapioca de Coco e Queijo Coalho
A Tapioca é uma comida típica do Nordeste e encontrada facilmente nas Barracas da orla de Maceió! Os recheios são variados, mas aqui procurei fazer a tradicional de coco e queijo coalho que é deliciosa!
-
Batatas no Azeite com Sal Rosa e Tomilho Fresco
Essas batatas são maravilhosas como acompanhamento de carnes e frangos! Facílimas de praparar, ficam com um bonito visual e o crocante do tomilho faz toda a diferença!
-
Salada de Farfalle com Queijo de Cabra
Salada deliciosa, que pode ser também o seu prato principal. Fácil de preparar e muito saudável, pode ser uma boa opção para receber aqueles amigos especiais.
-
Filé de Tilápia no Azeite com Purê de Batata Doce
Um simples filé de Tilápia selado no azeite, acompanhado de purê de Batata Doce ao leite de coco, resultou num prato delicioso, rápido e fácil de preparar.
-
Cartola
Cartola é uma sobremesa genuinamente nordestina, composta de banana frita e o nosso delicioso Queijo Manteiga, mais conhecido como Queijo do Sertão. Uma prato que não pode faltar nos famosos restaurantes típicos da região.
-
Cupim de Forno Recheado com Alho ao Molho de Vinho e Laranja
Cupim é uma carne muito macia e saborosa, por conta da sua gordura marmorizada, no entanto, tem que saber prepará-la! Paciência é a palavra chave!
-
Penne Tricolor ao Molho Branco com Presunto e Ervilhas
Para quem não cisca muito bem na cozinha, esse é um prato fácil e ideal para receber os amigos. Acompanhado por um bom vinho é sucesso garantido!
-
Mousse de Limão Siciliano
Mousse deliciosa, onde mesclamos o doce com a acidez do limão siciliano. Fácil e rápido de preparar, é uma sobremesa que agrada a todos!
-
Ceviche Equatoriano de Peixe e Camarão
O Ceviche de Camarão é o mais popular do Equador! Aqui acrescentei filé de tilápia, substitui a pipoca por milho verde e acompanhei de palitos de batata doce e gengibre em conserva. Ficou divino!!
-
Biscoitos de Amido de Milho
Biscoitinhos do tempo das nossas avós! Fáceis e rápidos de preparar, estavam sempre presentes nos famosos ¨Chás das Cinco¨ da minha mãe!
-
Rolinho de Peixe Recheado com Cenoura e Vagem
Prato leve e muito saboroso, esses rolinhos são facílimos de preparar e ficam com um visual atraente e refinado! Ideal para ser degustado com um bom vinho branco!
-
Costelinha de Porco ao Forno com Maçãs e Geléia de Pimenta com Abacaxi
Costelinha de Porco com maçã, resulta num prato agridoce que agrada a todos os paladares. Receita fácil e prática, ideal para o fim de semana! O incremento da geléia artesanal de Pimenta com Abacaxi abrilhantou o prato!
-
Carne MoÃda
Carne moída é um coringa na cozinha! Com ela podemos fazer inumeros pratos! O mais famoso do meu site é a Abobrinha Recheada!
-
Bife Rolê
Bife Rolê é do tempo das nossas avós, essa receita em especial era feita pela minha mãe Nilda! Uma delícia!
-
Filé de Solha ao Molho de Maracujá
A Solha é um peixe branco semelhante ao Linguado, sem gordura e de baixa caloria. Seu preparo é fácil e rápido, bastando poucos minutos para o seu cozimento. Com o molho de maracujá ficou delicioso!
-
Feijão Caseiro
Prato que não pode faltar na mesa do brasileiro, um gostoso feijão caseiro é tudo de bom!
-
Arroz de Camarão com Açafrão e Ervilhas Frescas
Arroz de Camarão com Açafrão é uma prato sofisticado e ao mesmo tempo fácil de preparar. Servido em pratos individuais fica com um visual ainda mais atraente!
-
Linguiça Calabresa ao Vinho Tinto
Receita deliciosa da querida Lili Cabral! Servida como tiragosto, acompanhada de Pão Francês em rodelas e uma cervejinha gelada, é sucesso absoluto entre os amigos!
-
Berinjela à Parmegiana
A Berinjela fica uma delícia preparada à parmegiana! Uma boa opção para os amantes de pratos vegetarianos e de baixa caloria.
-
Rabada com Batata e Cebola Roxa
Rabada é um prato que fica delicioso em qualquer forma de prepero! Essa com batata e cebola roxa ficou de lamber os beiços!
-
Camarão ao Curry com Manga e Arroz Vermelho
O curry é um tempero indiano muito utilizado em camarão, frango e carneiro. Dá um sabor forte ao prato e o aroma é de dá água na boca!
-
Salada na Taça com Salmão
Saladinhas em taças individuais ficam lindas e elegantes! Uma ótima opção para receber os amigos com charme!
-
Chutney de Manga
O Chatney é de origem indiana e possui um sabor agridoce e levemente picante. Ideal para acompanhar assados, grelhados e até Fondue de Carne. Esse de Manga é delicioso!
-
Geléia de Maçã com Pimenta
Essa geléia é deliciosa para ser consumida com torradas e queijos. Possui um sabor adocicado e levemente apimentada. Vale a pena arregaçar as mangas!
-
Iscas de Frango com Abacaxi, Mel e Limão Siciliano
Vi essa receita no programa do Olivier Anquier e me apaixonei! O resultado é um prato agridoce, delicioso e com um belo visual! Adorei!
-
Moqueca de Siri e Camarão
A moqueca é fácil de preparar e fica com um visual de dar água na boca! Aproveitem o fim de semana e mãos na massa!
-
Frango com Lichia
Receita exótica do continente asiático, a combinação do frango com lichias em calda resultou em prato um maravilhoso! Vale a pena conferir!
-
Cebolas em Conserva
Essas cebolinhas são fáceis de preparar, ficam deliciosas e uma ótima opção para presentear os amigos!
-
Almôndegas ao Molho de Tomate e Manjericão
Receita prática e deliciosa! Ingredientes simples, levando apenas o incremento do manjericão fresco na carne, o que dá um gostinho especial e um aroma indescritível!
-
Bobó de Camarão
Bobó de Camarão é um manjar dos Deuses! Prato relativamente fácil de preparar, rende bastante e agrada a gregros e troianos!
-
Mousse de Manga
Receita facílima e deliciosa! Em plena safra da manga em Alagoas, nada como preparar uma mousse com a polpa natural, doce e cremosa!
-
Sobrecoxas ao Leite com Pimentas Rosas
Essa é uma receita da minha Tia Wanda e me conquistou pela sua praticidade e sabor! Foram tantos elogios que corri para compartilhar com vocês!
Essa receita é fácil, rápida e muito saborosa! O leite ao ser reduzido se transforma em um saboroso creme, além de deixar o frango super macio! Vale a pena experimentar!
-
Sururu ao Molho de Coco
Sururu é o mais típico dos pratos alagoanos! Famoso marisco que é tradicionalmente preparado ao leite de coco, servido em barzinhos também em forma de caldinho. Afrodisíaco e delicioso!
-
Batatas Gratinadas
Este prato é excelente para acompanhar uma picanha ou maminha assada no forno! Fácil de preparar, crocante e delicioso!
-
Salada de Rúcula com Penne e Camarão
Uma salada bonita e saborosa, fácil de preparar e com um visual incrível! Basta usar a sua criatividade com os ingredientes que você gosta e resultará em um prato leve e saudável.
-
Filé de Tilápia à Moda Grega
Simples e saborosa, a Tilápia fica ótima com molho mediterrâneo, à base de tomate, azeite e alcaparras! Fácil e rápido de preparar, agrada a todos os gostos!
-
Bolinho de Bacalhau da Figueira
Este é o autêntico Bolinho de Bacalhau português, receita trazida da "Terrinha" por minha mãe Nilda! Uma delícia!
-
Filé de Peixe com Crosta Crocante
Essa é uma receita muito saudável, pois o filé de peixe é assado no forno e fica com uma cobertura crocante maravilhosa!
-
Bolo de Inhame para Café
Esse é um típico bolo para acompanhar um gostoso café passado na hora! O melhor é que é uma receita da minha saudosa mãe Nilda Neves, famoso nos seus chás das cinco!
-
Carneiro ao Vinho Branco e Hortelã
A paleta ou o pernil de carneiro nos proporciona pratos suculentos e saborosos. A vinha d'alho deixa a carne com um sabor e textura incríveiis! O acompanhamento com batatas e arroz refogado regados com o próprio molho do carneiro deixou o prato delicioso! A hortelã foi da minha horta! Experimentem!!
-
Costela de Boi ao Forno com Sal Grosso e Vinho Branco
Essa receita de Costela não tem dificuldade alguma. O segredo é o tempo de forno de no mínimo 4 horas, para que a carne fique macia e suculenta.
-
Gengibre em Conserva (Shoga Gari)
Shoga Gari é o famoso gengibre em conserva servido junto a sushis e sashimis, com o objetivo de limpar as papilas degustativas do alimento ingerido e realçar o sabor do próximo. Ele também estimula a digestão. Eu adoro come-lo junto ao sushi ou sunomono.
-
Costela SuÃna ao Molho de Geléia de Damasco e Maracujá
Essa receita vai surpreender você mesma depois de pronta! A costela é assada em forno lento e depois acompanhada de legumes salteados no azeite. Fácil de ser preparada e vai deixar todos com água na boca!
-
Linguine ao Molho de Camarão,Tomate e Manjericão
Essa receita foi criada para recepcionar Maria Alice Takesian e amigos, todos paulistas. Nada melhor do que uma boa massa itaiana com molho basílico e camarões. Ficou maravilhoso!
-
Pavê de Café
Essa é uma receita portuguesa muito fácil de fazer! Pode ser preparada de véspera e agrada a todo mundo. O chocolate na decoração também enriquece o seu sabor. O resultado final é maravilhoso!
-
Bacalhau no Azeite com Batatas ao Murro e Legumes
Bacalhau no azeite é um prato fácil e rápido de preparar. Fica com uma textura muito macia e com um sabor maravilhoso! As batatas ao murro dão um toque especial! Agora, mãos à obra!
-
Farfalle Italiano com Tinta de Lula e Frutos do Mar
Encontrei essa massa italiana com tinta de lula no Mercadão de São Paulo e não resisti! Tinha que prepar um molho à sua altura e nada melhor que frutos do mar! Ficou de comer rezando!
-
Torta Cremosa de Frango
Essa torta é de comer rezando! Fácil de preparar e deliciosa! Imagino como ficaria com recheio de camarão!!!
-
Creme de Camarão da Ilha
Esse creme de camarão é típico de Santa Catarina, daí o nome em homenagem à sua belíssima capital, Florianópolis.
-
Costeletas de Cordeiro com Alecrim e Purê de Batata Doce
O carré é sem dúvida a parte mais nobre do cordeiro. Considerada a rainha das carnes, é uma excelente opção para um jantar fino, acompanhado de um bom vinho tinto.
-
Antepasto de Berinjela
Esse é um antepasto fácil de preparar e delicioso. Ideal para você presentear a família e os amigos. Uma ótima opção de entrada, acompanhada de torradas ou pão árabe.
-
Molho de Iogurte com Limão Siciliano, Pepino e Hortelã
Esse molho é maravilhoso para acompanhar grelhados, espetinhos e saladas. Fácil de fazer e delicioso!
-
Molho de Mostarda, Mel e Manjericão
Esse molho é uma delicia e sempre faz o maior sucesso. Simple e prático, ele não falta na maioria das saladas que preparo.
-
Salada Flor de Guaxuma
Esta salada é muito fácil de preparar e nos dá um prazer imenso saborá-la! Procure sempre mudar os componentes e os molhos, O resultado sempre será uma refeição leve, saudável e nutritiva!
-
Torta Maria Luiza
Essa torta tem uma textura semelhante a um pão fofíssimo e é deliciosa! É recheada com queijo e presunto, mas possibilita uma grande variedade de recheios, ou ainda de fazê-la simples, sem rechear, acompanhando um carpaccio ou antepastos. Simplesmente divino!
-
Sorvete de Queijo com Calda de Goiabada
Este Sorvete de Queijo é uma opção de sobremesa rápida, fácil e deliciosa! Receita da minha prima/sobrinha Ângela Pinto e que não deixa de estar presente em sua mesa toda semana! Experimentem!
-
Frango Xadrez
O Frango Xadrez é um prato apreciado por todos e uma delícia de preparar. Essa é uma receita original, onde seguimos os passos básicos no preparo da comida chinesa. O resultado é um prato colorido e com um sabor e textura maravilhosos!
-
Risoni ao Creme de Cogumelos e Alho Poró com Salmão Grelhado
Risoni é uma massa em formato de arroz e tem tradição Italiana. Criada no passado para enfrentar a escassez do arroz na Itália, pode ser preparado tanto como massa, quanto como arroz..
-
Bife Ancho com Molho Chimichurri
Bife Ancho é um tradicional corte argentino. Nessa receita, foi preparado na chapa, acompanhada do famoso molho Chimichurri. Uma delícia!
-
Arroz de Camarão com Alho Poró
Camarão com arroz e alho poró, resultou em um casamento perfeito! Esse arroz tem um sabor suave e um bonito visual para você receber os amigos e arrasar!
-
Guacamole
Guacamole é uma comida típica do México e uma das mais populares. Criada pelos Astecas no séc. XVI, é um prato rápido e simples, feito à base de abacate temperado. Pode ser servido como entrada, tira gosto ou como acompanhamento de saladas. Tem um sabor maravilhoso!
-
Picanha SuÃna à Moda Chinesa
Atendendo ao pedido do filhote, transformei duas fatias de Picanha suína que tinha em casa, em um saboroso prato chinês. Fácil e rápido de preparar, e ao final, o resultado é maravilhoso!
-
Canoas de Berinjela com Mortadela e Mussarela de Búfala
Essa é uma receita italiana, muito saborosa e fácil de fazer! Cai muito bem acompanhada de um bom vinho tinto!
-
Feijoada da Nilda
Essa é a feijoada que aprendi com minha mãe Nilda. É deliciosa e tem sido palco de grandes encontros da nossa família aos domingos.
-
Creme de Chocolate com Chantilly Caseiro
Esse creme é indescritível! Receita da minha prima Carmem Valéria (Lela), que adora fazer sobremesas. Uma maravilha dos Deuses!
-
Fritada Italiana
Essa é a famosa fritada italiana, receita de família da minha amiga Lídia Camunha, natural da cidade de Casalnuovo di Nápoli. Uma delícia!
-
Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate
Esse bolo é delicioso e muito fácil de fazer. A sua cor laranja em contraste com o chocolate dá água na boca!
-
Cozido Alagoano
Esse é um autêntico Cozido Alagoano de Carne, com tudo que tem direito. É um prato que dá "sustança" como dizemos por aqui. Deve ser saboreado em um calmo domingo, com a família e amigos.
-
Farofa de Damasco
Essa farofa é maravilhosa para rechear carnes e aves ou simplesmente servir como acompanhamento.
-
Maminha ao Molho de Laranja e Vinho Branco
Esta maminha fica dourada e muito suculenta. Particularmente prefiro na brasa, mas ficou uma delícia também ao forno.
-
Moqueca de Peixe e Camarão
Essa é uma Moqueca fácil de fazer e deliciosa. É uma das mais procuradas em restaurantes, pois o casamento de peixe com camarão é perfeito.
-
Molho Agridoce de Pimenta
Essa é uma receita originária da Tailândia, onde o agridoce está presente em vários pratos, sejam eles fritos, grelhados ou em saladas. É simplesmente delicioso!
-
Sobrecoxas na Brasa ao Molho Agridoce
Esta é uma receita "pescada"do meu irmão Fernando. Fizemos um churrasco em sua casa com nossa família e ele me apareceu com sobrecoxas temperadas com molho agridoce, fugindo do sal grosso tradicional. Ficaram deliciosas!
-
Frango Tailandês
A gastronomia da Tailândia é considerada uma das melhores do mundo, empregando especiarias exóticas, com sabores e aromas variados, ao tempo em que apresenta seus pratos com arte e delicadeza. É uma festa para os olhos e os mais exigentes paladares! O arroz não pode faltar como acompanhamento. O resultado final é surpreendente!
-
Moqueca de Arraia
Muitas pessoas tem preconceito contra Arraia e elas não sabem o que estão perdendo. É um peixe cartilaginoso e de sabor suave.
-
Caldeirada Portuguesa de Lulas
Em Portugal, a Caldeirada é um prato tradicional. Trata-se de um cozido que pode ser preparado com frutos do mar, bacalhau e vários tipos de peixe ou carne.
-
Atum Light em Conserva
Essa é uma versão light da receita de atum em conserva caseira. Ficou tão deliciosa quanto, só que o azeite não foi fervido, ficando portanto menos calórica. Façam e comam sem culpa!
-
Casquinha de Siri
Adoro casquinha de siri, então utilizei a receita de siri despinicado e acrescentei os demais ingredientes. Ficou de comer rezando! Fez o maior sucesso nesse fim de semana.
-
Siri “Despinicado”
Hoje em dia só encontramos nos cardápios a denominação “Filé de Siri”. Nunca vi siri ter filé e desde criança sempre ouvi o termo “siri despinicado”, que é a carne retirada do crustáceo após o seu cozimento. É uma iguaria maravilhosa, uma das minhas preferidas. Aqui optei por um refogado com azeite e manteiga, sem leite de coco. Desse modo podemos sentir o delicioso sabor do siri, sem mascarar com muitos molhos.
-
Penne ao Pesto com Camarões
Esta é uma receita que há muito eu queria fazer. O primeiro Molho Pesto que preparei e postei ontem no site, tinha que ser empregado em uma boa massa italiana. Utilizei o penne tricolor e casou maravilhosamente!
-
Molho Pesto
O Molho Pesto é originário de Gênova, Itália, onde o manjericão é um ingrediente indispensável. A denominação “pesto” tem origem no verbo “pestare”, que significa esmagar, amassar. Desse modo, podemos preparar o pesto com rúcula, agrião, salsa, coentro, etc. O modo original de preparo é com um pilão, mas aqui utilizei o liquidificador, tendo o cuidado de não ligar de modo direto para não esquentar o azeite. Ficou ótimo!
-
Surpresa de BIS
Essa é uma sobremesa muito fácil de preparar, além de ser deliciosa. Fica com um bonito visual e a sua praticidade faz dela um sucesso. É a famosa mão na roda.
-
Risoto de Frango da Jô
Jô é a secretária da minha filha e ela costuma fazer risotos deliciosos usando tudo o que tem na geladeira. Dessa vez, até mandioquinha entrou na panela. O resultado é um prato completo, colorido e bem nutritivo. Esse em especial ficou divino!
-
Caçarola Mexicana
Quando joguei voleibol pela seleção brasileira, estive no México em duas ocasiões, Mundial em Puebla e Pan americano na cidade do México. Ao todo, dois meses provando todo tipo de prato. Uns amamos, outros detestamos, principalmente quando fugia totalmente do nosso costume, como a colocação de abacate em TUDO e a pimenta muito picante. Esse prato me veio à memória quando estive recentemente em São Paulo e comprei maravilhosos pimentões na feira de rua. É facílimo de fazer e fica uma delicia! A pimenta que utilizei foi uma mexicana suave que comprei na Liberdade, basicamente um molho de tomate ligeiramente apimentado.
-
Molho Italiano de Tomates
Esse é um molho italiano fácil e muito saboroso. Utilizo tomates italianos maduros e firmes (eles são ovais, com a polpa tenra e pouca semente, além de adocicados). Costumo utilizá-lo em massas, pizzas e parmegianos. Uma delícia!
-
Filé de Peixe ao Forno com Batatas, Molho de Pimentões, Tomates e Cebola
Essa é uma receita prática, fácil e muito saborosa. Tenho o maior prazer de preparar um peixe gostoso para o meu genro Armênio, pois é o seu prato predileto.
-
Manteiga de Azeite com Ervas
Ouvi falar dessa manteiga de azeite e fiquei curiosa, pois ela é muito mais saudável que qualquer outra. Pesquisei várias formas de prepará-la e cheguei a essa receita aqui, que também utiliza ervas. Experimentei com torradas, mas quero ver depois como fica sobre um filé de peixe ou carneiro grelhado. Imaginem!
-
Escalopes de Filé Com Legumes Ao Molho De Gorgonzola
Escalopes de filé são deliciosos de qualquer maneira, mas com esse molho de gorgonzola ficaram maravilhosos! É fácil e rápido de preparar e fica um prato com um visual incrível. Podemos fazer também com iscas de filé para aperitivo. Uma delícia!
-
Bolo Caramelizado de Macaxeira
Essa receita me foi passada pela nutricionista Heloísa Brandão, nossa querida Helô. Ela levou esse bolo para o nosso trabalho e foi um sucesso! Hoje não trabalhamos mais juntas, mas a amizade ficou pra toda vida.
-
Moela ao Vinho Tinto
Adoro moela para tira gosto. Essa incrementei com vinho tinto seco e acompanhei com farofa e molho de pimenta de cheiro. É bom servir com uma cervejinha bem gelada.
-
Capellini Com Camarões, Abobrinha E Tomates Cereja
Há tempo eu queria fazer uma massa com camarão e abobrinha, assim surgiu esse prato que ficou delicioso! A dica que dou é que a massa deve ser escorrida e imediatamente incorporada ao molho (reservar sempre um pouco da água do cozimento do macarrão, caso seja necessário deixar o molho mais líquido).
-
Atum Em Conserva Caseira
Como gosto muito de atum em conserva, pesquisei algumas receitas, escolhi os ingredientes que mais me agradaram em cada uma e montei essa aqui. É fácil de fazer e tem a vantagem de ser conservada na geladeira por vários dias, o que não deixa de ser uma mão na roda para ser usada em massas, sanduiches, saladas, molhos, pizzas e canapés. Vale ressaltar que o atum é um peixe rico em ômega 3, um ácido graxo que protege o coração.
-
Galinha À Cabidela
Prato tradicional do Norte de Portugal, também conhecido no Sul e Sudeste como “Galinha ao Molho Pardo “. No Nordeste é conhecido também como “Galinha à Cabidela “. É um guizado de frango onde se adiciona durante o seu cozimento o sangue avinagrado do animal colhido no abate (Wikipédia). Essa receita sempre fez parte do nosso cardápio e é uma das preferidas dos meus filhos.
-
Massunim na Casca à Moda Italiana
Massunim é um dos nossos mariscos mais famosos. Mais conhecido no sul e sudeste como vôngole, é encontrado facilmente nos barzinhos e restaurantes de frutos do mar em todo litoral alagoano, especialmente os localizados às margens da Lagoa Mundaú. Comumente preparado ao molho de coco, fica divino feito ao vinho, servido como couvert ou tira gosto. É uma entrada que consta nos cardápios dos famosos restaurantes italianos do Brasil.
-
Cuscuz Com Carne Do Sol Desfiada E Queijo Coalho
Em Maceió já existem casas especializadas em cuscuz, com uma variedade enorme. Eu tenho a preferência pelo de carne do sol com queijo coalho que é típico do Nordeste. Hoje resolvi fazer e ficou delicioso. Os pimentões coloridos deram um visual lindo ao prato, além do seu sabor. É fácil de fazer e agrada a todos os gostos.
-
Salada de Folhas com Salmão em Conserva, Tomate Cereja e Queijo Coalho
Após um feriadão da emancipação política de Alagoas, nada como uma saladinha leve e refrescante. Usei uma latinha de salmão em conserva com shoyu e bastante folhas ” rasgadas “. O queijo coalho típico da nossa região, com os tomatinhos e o molho agridoce deram um sabor especial. Ficou divina!
-
Sunomono com Salmão e Kani-Kama
Sunomono é uma típica salada da culinária japonesa, tendo como base o pepino japonês, vinagre de arroz e açúcar. Adoro sair com amigos para saborear um gostoso Sunomono com salmão, polvo e Kani-Kama. Hoje resolvi preparar em casa. E não é que saiu igualzinho aos famosos de Maceió? Infelizmente eu não tinha polvo, mas no próximo ele não faltará!
-
Canapé de Salmão com Cream Cheese e Molho Teriyaki
Vi em uma revista uns canapés de salmão e cream cheese e resolvi fazê-los. Acrescentei gergelim e cebolinha verde, o que deixou os canapés com um sabor e visual irresistíveis! Me arrisquei a preparar o molho teriyaki que adoro e ficou simplesmente maravilhoso! Para quem gosta de salmão cru, é uma boa pedida.
-
Bacalhau com Presunto de Parma
Essa receita é deliciosa! É impossível provar e não repetir o prato, por isso também a chamamos de “Bacalhau Nunca Chega”! Aliás, esse nome consta em cardápios de famosos restaurantes de São Paulo. É rápido e fácil de preparar. Pode ser servido como tira gosto, com torradas, ou como prato principal, acompanhado de arroz refogado. Um bom vinho será bem vindo!
-
Picanha SuÃna ao Vinho e Maracujá
Já havia comido picanha suína em churrascos, mas hoje resolvi incrementar usando vinho e suco de maracujá. Como ela é muito macia, deixei pouco tempo na pressão e finalizei no forno com batatas. Ficou deliciosa!
-
Bolo Alemão de Maçã e Canela
Rian Botelho é uma amiga muito querida, alagoana radicada em São Paulo há muitos anos, que sempre nos recebeu em sua casa com muito carinho e com muitas comidinhas gostosas! Esse bolo é uma receita que ela trouxe da Alemanha e foi servido acompanhado de chá de casca de maçã desidratada! O cheiro ficou até hoje na minha memória! Delicioso!
-
Macarronada Italiana com Rolês de Porco Recheados com Paio
Esta é uma antiga receita de família, que minha mãe adorava fazer! É um prato completo, que pede apenas como acompanhamento, um pãozinho e um bom vinho tinto! O aroma é indescritível e o sabor… só provando! Deliciosa!
-
Arroz de Carreteiro
Este é um prato típico da culinária brasileira. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de carga) que atravessavam o sul do Brasil, cozinhavam em panelas de ferro, uma mistura de charque picado com arroz. É um dos principais pratos da culinária gaúcha (wikipédia). Hoje preparei em especial, para o meu filho Cesinha que estava “desejando” esse arroz. Ficou uma delícia!
-
Rabada ao Vinho Tinto com Purê de Macaxeira
Apesar da Rabada ser um prato de origem europeia, ela é encontrada facilmente nos botecos de bairro, assim como em alguns dos melhores restaurantes do Brasil! Em Maceió, temos lugares que servem maravilhosas Rabadas. É um dos meus pratos favoritos! Já comi com agrião, polenta, batatas, pirão ou simplesmente com salada de tomates e cebolas! Mas com purê de macaxeira é maravilhoso! Resumindo, gosto de rabada de todas as maneiras!
-
Penne ao Creme de Limão Siciliano e Camarões
Mais uma receita muito gostosa com limão siciliano! Essa eu fiz com creme de leite fresco, o que deu um gostinho especial! É fácil de fazer e resulta em prato sofisticado e delicioso! Vale a pena conferir!
-
Biscoito Quero Mais
Esses biscoitos amanteigados fizeram parte da minha infância! Adorava chegar na cozinha e encontrar minha mãe retirando uma assadeira do forno, repleto desses deliciosos biscoitos que incensavam a casa com o seu cheiro! Eu a ajudava a passá-los no açúcar e sempre colocava um na boca ainda quentinho! Hummmmm! Delícia!
-
Sanduiche de Pernil do Mercadão
Sempre vi meu saudoso pai fazendo sanduiche de Pernil! Hoje é uma febre nas ruas paulistanas, principalmente no Mercadão Municipal! O preparo é simples, mas é fundamental usar um ótimo pão francês! Hoje, um domingo a noite, preparei para a família esses deliciosos sanduiches!
-
Polvo à Lagareiro com Batatas ao Murro
Prato típico português, que há muito tempo eu vinha pensando em fazer! Pesquisei várias receitas e optei pela simplicidade e originalidade dessa aqui. O polvo é cozido e depois grelhado ou assado no forno. A expressão lagareiro designa uma pessoa que trabalha num “lagar”, na produção do azeite. Dessa forma, o nome da receita é devido a utilização de azeite em abundância. Encontrei tentáculos de polvo enormes e arrisquei! Foi a primeira vez que fiz e não esperava um resultado desse! Maravilhoso!
-
Carré de Cordeiro ao Molho de Vinho Tinto, Mel, Balsâmico e Hortelã
Quando comprei esse carrés de cordeiro, imaginei como eles ficariam com um gostoso molho de vinho tinto! Incorporei o mel e o balsâmico, e o resultado foi maravilhoso! Optei por fritar de uma maneira bem simples, para não mascarar o gostinho do cordeiro!
-
Salada de Tomates Variados, com Mussarela de Búfala e Croutons
Recebi essa receita da minha amiga Nástia e apenas introduzi a mussarela de búfala e substitui o vinagre de vinho pelo de amora (menos ácido). Ficou com um visual incrível, além do sabor maravilhoso! Vale a pena experimentar!
-
Filé com Provolone Defumado e Aspargos na Manteiga
Esse filé estava temperado, aguardando a minha chegada do supermercado! Vi esse provolone defumado em rodelas finas e logo pensei em como ele casaria bem com o meu filé! Ficou simplesmente delicioso! Meu filho e meu irmão adoraram! Acompanhei de aspargos na manteiga e salada de tomates variados! A simplicidade do filé é tudo de bom!
-
Strogonoff de Filé Mignon
Hoje resolvi fazer para o meu filho Cesinha, essa receita básica de strogonoff, que é muito fácil e fica realmente deliciosa! Já cheguei a prepará-la para 150 pessoas em aniversários de 15 anos de sobrinhas e também da minha filha! O segredo é fritar sempre em pequenas porções para não juntar água. Depois voltar todo o filé à panela, acrescentar o restante dos ingredientes e seguir a receita. Não tem como dar errado! É partir para o abraço!
-
Fidelinho com Camarões ao Molho de Limão Siciliano
Pesquisando várias receitas com limão siciliano, resolvi montar uma com camarões, o que temos em abundância em Alagoas. Esse tipo de limão faz a diferença pelo seu sabor exótico, além do cheiro que exala quando vai ao fogo! Uma delícia! Ficou um prato sofisticado, fácil de fazer e com um visual apetitoso!
-
Cuca de Banana
Este bolo é mais uma das receitas da minha mãe Nilda, que remota à minha infância. O cheirinho de banana e canela incensa a casa e nós voltamos no tempo e no espaço! É aquela comida que chamamos “comfort food”, nos emociona, é aquele cheirinho especial que lembra aconchego!
-
Carneiro com Ervas Frescas e Cebolas Agridoce
Adoro carneiro, como vocês já devem ter notado! Fiz esse aqui com ervas frescas do meu quintal, o que deixou um cheirinho maravilhoso! Lógico que um pouco de orégano não podia faltar, mas elas fizeram a diferença! A cebolinha agridoce com pimenta-do-reino em grãos deu um sabor especial e o prato ficou delicioso!
-
Taiobas Pontal da Barra
Pontal da Barra é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Maceió! Em sua colônia de pescadores, podemos encontrar peixes, crustáceos e mariscos fresquinhos! Fica às margens da Lagoa Mundaú, na saída da cidade em direção às Praias do Francês, Barra de São Miguel e Gunga! É um lugar lindo, que nenhum turista pode deixar de conhecer! Artesanato típico e restaurantes diversos que oferecem uma gastronomia rica e deliciosa, incluindo nossos famosos caldinhos de frutos do mar. A Taioba após retirada da lagoa, é conservada dentro d’água em redes, para que saia toda a areia do seu interior. Basta lavar quando chegar em casa e levar ao fogo! Eu adoro esse prato!
-
Lasanha de Frango da “Tia Monica”
Monica é uma amiga da família, que meus filhos e sobrinhos chamam de tia. A lasanha que ela faz é sempre requisitada em nossos encontros. Ela usa bastante molho de tomate caseiro e fica simplesmente deliciosa! Meu filho chega a dizer que ela não entra em nossa casa sem a lasanha! Rs,rs,rs!
-
Salada Quente Italiana com Linguiça Toscana
Esta é uma receita típica italiana, de Casalnuovo di Napoli, cidade da minha grande amiga Lídia Camunha, hoje paulista de coração. Sua mãe costumava fazer esse prato nos eventos de família e ela nos passou o segredo do preparo dessa deliciosa salada.
-
Surubim ao Molho de Iogurte e Mostarda em Grãos
Encontrei esse maravilhoso filé de Surubim (Pintado) no Supermercado Cesta de Alimentos, da minha amiga Mabel. Preparei de uma maneira bem simples na minha paejeira, com pouca gordura e com um molho de iogurte light que ficou uma delícia!
-
Bacalhau Gratinado com Cenoura e Brócolis
Fui recebida na casa de uma grande amiga mineira, Célia Marise, com esse delicioso bacalhau gratinado! À partir desse dia, ele passou a fazer parte das minhas receitas preferidas! É fácil de fazer e rende bastante, além de ficar um prato maravilhoso!
-
Espetinho de Gato
Adoro fazer esses churrasquinhos de carne, conhecidos aqui em Maceió como espetinho de gato! Costumo incrementá-los com tomate, cebola e pimentão, mas também ficam deliciosos com um pedacinho de bacon ou gordurinha de charque. O cheiro é de enlouquecer, principalmente os vizinhos que não foram convidados! Dessa vez fiz uma parte apenas com carne, e outra sem pimentão, pois muitos não gostam. Eu não dispenso! Os espetinho ficam coloridos e deliciosos!
-
Frango Desossado e Recheado à Moda do Ciscando
Passando pelo Bairro Graciliano Ramos, próximo a Vila Olímpica de Maceió onde trabalho, para minha surpresa encontrei uma casa que vende frango parcialmente desossado (ele não desossa as coxas), já recheado e assado, mas apenas nos fins de semana e feriados. Como era uma sexta-feira, consegui o frango temperado com sal e montei a receita do recheio com o que tinha em casa. Ficou di-vi-no!
-
Pavê de Biscoito Champanhe
Este é o pavê preferido do meu irmão Fernando. Minha mãe o fazia sempre e ele estava me cobrando essa receita há muito tempo. É fácil de preparar e fica como um sorvete de pavê. Delicioso!
-
Pimentão Cheio à Moda Italiana
Conheci um autêntico Restaurante Italiano aqui em Maceió! Atende apenas por reserva de um associado, promove cursos, possui sala de cinema, enfim, diferente de todos! Uma das deliciosas entradas foi um pimentão recheado, que de acordo com a garçonete, chama-se “peperone pieno”! Adorei! Aqui tentei reproduzi-lo!
-
Camarão Porto dos Corais
Batizei esse prato com o nome da simpática Pousada Porto dos Corais em Maragogi. O proprietário gentilmente me deixou usar a sua cozinha em um sábado chuvoso, para que eu pudesse preparar esse camarão que comprei na praia, fresquinho! Situada no litoral Norte de Alagoas, onde são encontradas as famosas Galés, piscinas naturais à 6 km da praia, Maragogi é um dos principais destinos turísticos do nosso estado.
-
Salada de Salmão ao Azeite com Farfalle
Segunda-feira é dia de uma refeição leve! Comprei esse salmão em tiras no azeite e fui olhando o que tinha na minha dispensa para fazer uma salada com massa! O resultado foi surpreendente! Ficou tão gostosa que coloquei aqui para que vocês também façam e degustem um prato fácil, saudável e de baixa caloria!
-
Filé na Chapa com Legumes
Hoje me deu uma vontade danada de comer aquela verdurinha chinesa na chapa! Acrescentei tomates e acompanhei de tornedores de filé que tinha em casa! Ficou um prato leve e delicioso! Foi o meu jantar!
-
Vaca Atolada
-
Bifanas Portuguesas
Estes eram os bifes preferidos do meu saudoso pai! Ele chegava na cozinha e dizia que iria preparar as bifanas (bifes finos e mal passados). Começava a pedir pra minha mãe cortar as cebolas, os tomates, os pimentões e etc. (com o seu sotaque português que nunca perdeu). Resultado: não fazia nada, só mandava. Mamãe o colocava pra correr! Rs,rs,rs. Esse é realmente um prato que remota à minha infância! Comfort Food!
-
Frango Ensopado ao Molho de Tomate,Vinho Tinto e Especiarias
Após uma manhã de trabalho, em pleno domingo, chego em casa e meu irmão me aparece com um frango inteiro desossado e uma bateria de temperos! Fomos pra cozinha e aos poucos foi surgindo essa receita, que resultou em um maravilhoso ensopado! Com sua teimosia em utilizar a sua chique caçarola de ferro, que mal coube o frango que era muito grande, ao longo do processo tivemos que passar tudo para minha querida panela de 12 litros!
-
Bruschetta de Shimeji
Esta foi a primeira vez que fiz a bruschetta de shimeji! Ficou uma maravilha! Não tinha como dar errado, pois as torradas de alho são padrão e o shimeji, fiz a receita básica com manteiga e shoyu que fica delicioso! O queijo montanhês ralado deu um sabor especial, pois ele é um parmesão mais macio e muito gostoso! Na Itália, o pão é tostado na grelha com basicamente azeite de boa qualidade e alho. Aqui usamos normalmente o forno, mas o azeite tem que ser o melhor!
-
Salada de Alface e Manga ao Molho de Iogurte com Maracujá
Para um jantar leve, fiz esta salada de alface com manga e usei iogurte para o molho! Ficou uma delícia, pena que não coloquei hortelã, meu pezinho morreu, mas hoje já ganhei outro!
-
Tornedores de Filé com Shimeji na Manteiga e Alface Baby
Comprei Shimeji na Liberdade e trouxe para Maceió, pois aqui não é fácil de achar e quando encontramos, custa uma fortuna! Fiz dois tornedores de filé que tinha em casa e a receita de shimeji na manteiga que já está no site. Convidei meu irmão para jantar comigo e ele trouxe alface baby. Acrescentamos tomate e fizemos um gostoso molho de salada. Passamos bem!
-
Filé Recheado com Presunto e Queijo
Esta é uma antiga receita de família! Você pode fazer com a parte central do filé inteiro ou em tornedores com 4 cm de largura, realizando um corte ao centro na horizontal, como se fosse um livro. Hoje eu não tinha em casa parmesão em lascas, então usei mussarela e ficou delicioso!
-
Osso Buco com Legumes e Vinho Tinto
Este prato é parecido com o Goulash, prato húngaro, que nada mais é, do que um guisado de músculo em cubos com legumes e vinho! A diferença é que utilizei o osso buco (músculo com osso) que encontrei em um açougue do Mercado Municipal de São Paulo! Achei tão bonito o corte mais fino que o normal, que não resisti e comprei! A espessura facilitou bastante o seu cozimento. Ficou tão macio que até a minha netinha comeu!
-
Mini Berinjelas Cozidas no Shoyo com Recheio de Frango
Quando vi essas mini berinjelas em uma daquelas lojinhas da Liberdade, bairro japonês de SP, foi paixão à primeira vista! Conversando com a vendedora de origem nipônica, perguntei como prepará-las e ela me passou essa receita simples e deliciosa!
-
Iscas de Filé ao Molho Inglês
Meus amigos estão me cobrando receitas de tira-gosto, simples e rápidas! Sempre que compro filé mignon, separo as pontas e o “cordão”, limpo bem e faço iscas para strogonoff ou tira-gosto! O recomendado é utilizar uma frigideira apropriada e fogo sempre alto para que o filé não fique cozinhado. O resultado é um filezinho suculento e delicioso!
-
Costela de Porco na Brasa
Esta receita é muito simples, são apenas dicas para obter uma costela crocante e ao mesmo tempo, macia e suculenta. Devemos observar a altura da grelha em relação à brasa, que deve ficar no mínimo a 25 cm de distância, sem chama alta. Por se tratar de carne de porco, a costela deve ser bem cozida por dentro. Ela é sempre a estrela do churrasco!
-
Chiclete de Camarão
Esta receita é muito fácil de fazer e o resultado é maravilhoso! Fica um camarão escondido, cremoso e de dar água na boca quando nos servimos e vemos o queijo derretido, semelhante a um chiclete! Hummm!
-
Sobrecoxas Recheadas e Douradas ao Mel e Mostarda
Aproveitei que tinha em casa duas sobrecoxas desossadas e resolvi sair do regime, fazendo um prato mais gostoso, utilizando mel e mostarda que adoro! Sempre coloco um pouco de vinho branco, o que dá um sabor especial. Ficou muito saboroso, pena que eu não tinha presunto de peru, o que você pode acrescentar nessa receita!
-
Conchiglione Recheado com Creme de Camarão
Este creme de camarão é uma receita criada pela minha prima Ana Paula, nutricionista e exímia cozinheira! Dei apenas uma incrementada (acrescentei cebola, alho e vinho) e utilize como recheio dos conchigliones. Ficou divino!
-
Risoto de Filé com Licor de Amarula
Esse risoto é uma criação do meu talentoso sobrinho Arthur Góes! Eu fiquei dessa vez apenas como coadjuvante, fritando o filé e dando apoio logístico! Ficou maravilhoso, digno de um grande Chef! Aproveitei para inaugurar a minha linda panela de cerâmica!
-
Bisteca de Porco Gratinada
Adoro bisteca de porco, e dessa maneira posso degustá-la sem culpa, pois elimino a fritura, deixando-a menos calórica! O procedimento é o mesmo que utilizamos para fazer uma carne guizada, com um pouco de vinho e gratinada ao final. É uma receita caseira, prática e muito gostosa!
-
Pavê de Biscoito Maria com Cobertura de Chocolate
Este pavê é facílimo de fazer e delicioso! O recomendado é que seja feito de véspera, para que ele fique bem gelado e sólido. A cobertura é colocada apenas 1 hora antes de ser servido.
-
Arroz de Lulas
Hoje resolvi fazer um arroz de lulas para o meu almoço! Fiz um arroz refogado no alho, bem soltinho e montei essa receita que ficou uma delícia!
-
Tábua de Queijos do Ciscando na Cozinha
Uma tábua de queijo bem arrumada é meio caminho andado para o sucesso da noite! Em nossa família, a minha prima Lela é a expert! Ela sempre se encarrega de montar a nossa tábua, usando todo o seu talento e criatividade! O resultado é sempre uma tábua caprichada, de encher os olhos!
-
Frango com Quiabo
Esta é uma receita simples, quase mineirinha, de um franguinho com quiabo que adoro fazer para almoçar! Esse aqui foi feito especialmente para o meu genro Armênio que é louco por quiabo! É muito fácil de fazer e fica delicioso!
-
Maminha ao Forno com Cebolas, Molho de Alho, Manteiga e Vinho Branco
Esta receita é parecida com a da maminha ao forno com cebolas assadas, apenas substituí a margarina pela manteiga e acrescentei pimenta-do-reino e vinho branco seco. Ficou de lamber os beiços!
-
Filé de Tilápia ao Molho de Manteiga e Alcaparras
Este é um prato que faço com frequência em minha casa. Meu genro adora! Fica muito saboroso e é fácil e rápido de preparar. A tilápia pode ser substituída por um peixe de sua preferência, assim como o seu acompanhamento. Normalmente utilizo brócolis no vapor e batatas cozidas regadas com bastante azeite extra virgem, mas no fim, tudo dá samba!
-
Ceviche de Peixe e Camarão
O Ceviche é um prato muito popular no Peru. Lá, eles marcam encontro com os amigos para degustá-lo, como nós marcamos um chop ou um caf’é aqui no Brasil. O peixe utilizado deve ser fresco, branco e de preferência o linguado, pescada branca, robalo ou tilápia. O camarão, costumo usar o barba roxa ou o rosinha. Em alguns lugares do Peru e Chile, eles acompanham com choclo (milho peruano maior que o brasileiro) e uma espécie de batata escura (nós a substituimos por batata doce). Este aqui foi preparado para nós, pelo meu sobrinho Arthur Góes. Ficou uma delícia! Aprovadíssimo!
-
Escalope de Filé com Páprica Doce
A páprica é uma das especiarias mais populares, feitas a partir do pó de espécies de pimentão. Essa receita que tenho há muitos anos, é feita com tirinhas de filé passadas na páprica, mas desta vez resolvi fazer escalopes, que é simplesmente o filé cortado em rodelas grossas de mais ou menos 3 cm. Hoje usei a páprica doce, mas podemos fazer esse prato com a picante, basta diminuir a quantidade para 1 colher de chá. É um prato fácil de fazer, rápido e delicioso!
-
Salada de Pupunha e Minimilho com Molho de Mel e Mostarda
Pupunha é um palmito muito utilizado na culinária, por ser muito macio e ter um sabor diferenciado. É ideal para saladas, seja em cubos, rodelas ou desfiado (com aparência de macarrão). Aqui fiz uma saladinha simples e muito saborosa. O molho empregado fez a diferença!
-
Sopa de Abóbora Japonesa com Camarões
Esta é uma sopa francesa deliciosa (consomê), que aprendi com uma brasileira que estudou lá. Eu estava em um supermercado de São Paulo, quando vi uma moça comprando essa abóbora “enrugada” e tão diferente da nossa aqui do nordeste ( hoje a encontramos facilmente em supermercados). Curiosa, perguntei que prato ela faria e ela me deu essa receita, explicando que essa abóbora era a melhor para sopas, por ser muito cremosa e sem fiapos. Comprei imediatamente, fiz no mesmo dia e todos adoraram!
-
Bacalhau à Gomes de Sá
Este é o prato de bacalhau preferido do meu filho Cesinha! É uma receita portuguêsa que está na minha família há muitos anos! É fácil de preparar e deliciosa! O importante é finalizar o prato com um azeite de excelente qualidade. Aqui usei o Hojiblanca, primeira colheita com edição limitada, com 0,15 % de acidez. Um espanhol extra virgem não filtrado, onde podemos degustar do estado natural do produto, mantendo intactos todos os componentes saudáveis do azeite. Simplesmente divino!
-
Bife à Parmegiana
Costumo fazer com frequência esse bife à parmegiana, tanto de carne, como de frango e peixe. Dessa vez, ao sair de casa para o trabalho, pedi para a minha cozinheira Ana preparar um bife de alcatra à milanesa para o meu almoço! No meio do caminho resolvi que seria à parmgiana. Ao chegar em casa, descongelei um potinho de molho de tomate caseiro (que sempre tenho no freezer) e rapidamente preparei o meu bifinho à parmegiana!
-
Salada de Alface Roxo com Ricota Cremosa e Molho de Iogurte
Esta salada foi feita a 4 mãos! Meu irmão Fernando e eu, sempre que vamos para a cozinha “ciscar”, sai uma saladinha especial! Ele chega em minha casa sempre com tomates italianos, xingando os meus do Mercado da Produção! Esta salada é pequena, pois foi feita apenas para nós dois e ficou deliciosa!
-
Cenouras Baby Caramelizadas
Cenouras caramelizadas acompanham maravilhosamente assados e grelhados! Pesquisei várias receitas e utilizei os ingredientes que mais me agradaram e ainda acrescentei o limão siciliano que deu um gosto incrível, além do alecrim com o seu aroma delicioso! Façam sem demora, pois é sucesso garantido!
-
Paleta de Carneiro Assada com Batatas e Cenouras Caramelizadas
A paleta é a parte dianteira do carneiro. Para mim é mais saborosa que o pernil (pata traseira). É ideal para assar ou grelhar. Com a mistura de azeite, vinho e ervas, ficou di-vi-na!
-
Asas e Coxinhas Grelhadas com Manteiga e Parmesão
Esse é um tira-gosto fácil de fazer e muito gostoso! Costumo utilizar a churrasqueira Bom Apetite, que colocamos na boca do fogão. Tem uma tampa que espalha o calor e fica com gostinho de churrasco. Delícia!
-
Nhoque Italiano à Bolonhesa
Encontrei esse “gnocchi di patate” da marca italiana La Molisana no Supermercado e resolvi prová-lo! É uma massa leve, deliciosa, semelhante à massa caseira e uma mão na roda para ter em sua geladeira quando aparecer aquela visita inesperada ou simplesmente para um sábado à noite com um bom vinho!
-
Ragu de Carneiro
Esta é uma das melhores receitas da minha mãe Nilda! Quem a degustou jamais esqueceu! Encontrei meu amigo Zezinho Nogueira e ele me cobrou esse prato no site. Acrescentei apenas um pouco de hortelã, alecrim e mangericão (todos frescos), e ficou de “lamber os beiços”!
-
Pudim de Leite da Claudia
Claudia é a secretária da minha prima Lela, que hoje inspiradíssima fez esse delicioso pudim! Estou colocando no site não apenas para prestigiá-la, mas também para que vocês possam fazê-lo e degustá-lo.
-
Frango ao Milho Verde
Para os amantes do milho, esse é um prato que não pode faltar no cardápio! Fácil de fazer e delicioso!
-
Sopa de Capeletti com Frango e Queijo Montanhês
Essa sopa é prática e facílima de fazer. Cai bem com um gostoso vinho tinto, ideal para um dia frio, o que é difícil de acontecer em Maceió, mas a gente toma assim mesmo. O recheio do capeletti fica a seu critério. Eu prefiro o de queijo, mas como não encontrei no supermarcado, utilizei o de frango, que ficou igualmente delicioso!
-
Carne Chinesa Com Legumes
Adoro comida chinesa! Após fazer um maravilhoso curso com um chef chinês, que nos deu dicas preciosas, parti para adquirir os utensílios utilizados no seu preparo e também os pratos a serem servidas as comidas. Hoje tenho tudo que é necessário para realizar um jantar típico, inclusive o kimono. O que mais me encanta na comida chinesa, é o seu colorido, sem falar no sabor. Dá um pouco de trabalho para organizar os ingredientes, mas depois é “ladeira abaixo”, fácil de preparar e sucesso garantido!
-
Kibe De Forno Recheado Com Requeijão
Considero a comida árabe uma das mais gostosas do mundo! Dentre elas, o kibe de forno é especial, delicioso e menos calórico. Faz a gente comer sem culpa!
-
Sururu De Capote
Prato tipicamente alagoano, forte e afrodisíaco! Sururu é um marisco existente em nossas lagoas e o mais famoso deles. É vendido normalmente sem casca no mercado municipal, mas no capote é muito mais gostoso!
-
Rigatoni Recheado Com Mussarela E Presunto De Peru
Esta é uma receita que me transporta à casa da minha saudosa tia Nadja! Ela o preparava como ninguém! Hoje, Lela (sua filha) e eu, resolvemos fazer esse prato em sua homenagem e o degustamos em família, com a Neyla também presente (sua filha mais velha). Acompanhamos de torradas e vinho! Estava uma delícia!
-
Farfalle Com Atum E Mussarela De Búfala
Domingo à tarde e aquela vontade de comer uma massa leve com legumes! Convidei meu irmão para darmos um pulo no Supermercado Palato e lá, decidimos os ingredientes da receita que criamos. Ficou do jeitinho que imaginamos para degustarmos sem culpa. Light e deliciosa!
-
Molho De Queijo Para Filé De Peixe
Esta é mais uma receita do precioso livro da minha mãe Nilda! Todas testadas e aprovadas segundo ela! Hoje aos 87 anos, ainda dá os seu “pitacos” na cozinha.
-
Sopa De Legumes Com Queijo Montanhês
Esta é uma simples sopa de legumes, que ao final recebe o delicioso queijo Montanhês ralado. Ele é feito em larga escala na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, e subsistitue em tudo o parmesão. É ideal para tomates e abobrinhas recheadas, massas gratinadas, molhos de tomates, saladas e sopas. Fez a diferença nessa receita caseira. Ficou di-vi-na!
-
Sanduiche Quero Mais
Este sanduiche na verdade é um canapé. É uma daquelas receitas que vem passando por gerações e não falta nas festas da minha família. Passa um filme na minha cabeça! Recordo os meus aniversários, os do meu irmão, primos e depois os dos meus filhos. Já esteve presente no chá de bebê da minha neta e hoje no aniversário de 27 anos do meu caçula Cesinha. Rende em média 80 canapés. É facílimo de fazer, rápido e delicioso!
-
Torta Peruana De Pêssego
Esta receita é de uma culinarista peruana, que ministrou um curso há muitos anos atrás aqui em Maceió, na casa de uma grande amiga, Maria Helena Oiticica. Com ela aprendi pratos maravilhosos!
-
Papardelle Ao Molho De Linguiça Pimentinha
Esta é a massa preferida do meu irmão Fernando! Esse prato foi criado por ele, mas eu estive ao seu lado ajudando (como sempre) e dando pitacos em novas maneiras de prepará-lo. A próxima vem por aí com abobrinha e queijo. Aguardem!
-
Salada Brasileirinha
Batizei essa saladinha com esse nome, por ela ser predominantemente verde e amarela. Os tomatinhos cereja amarelos são oriundos da horta sem agrotóxicos que meu irmão cultiva no IPMA (Instituto para Preservação da Mata Atlântica). Ele mesmo fez questão de prepará-la e ficou uma delícia! Agora ele tem a obrigação de fornecer esses maravilhosos tomatinhos para toda a família.
-
Panelinha De Carneiro Ao Vinho Tinto
Carneiro é a minha carne favorita! Costumo prepará-lo de inúmeras maneiras e todas ficam deliciosas! Esse aqui veio da fazenda do Fábio (namorado da Carol, filha da minha prima Lela), localizada em Junqueiro, interior de Alagoas. Não chegou a ser congelado, veio direto da fazenda pra panela. Novinho e macio, não tinha como não ficar maravilhoso! Desmanchou na boca!
-
Frango Ao Molho Verde
Esta é uma receita peruana, que era servida há muitos anos no Restaurante Sonho Verde, no litoral norte do estado de Alagoas. Era preparada pelo Juan, proprietário da casa. Infelizmente saiu do cardápio por demorar um pouco para ficar pronto, ficando inviável para um restaurante. Ele passou a receita para minha mãe Nilda e nunca mais deixamos de fazê-la. É um dos pratos preferidos da minha filha Karina. Delicioso!
-
Couve-flor Gratinada
Esta receita é prática e acompanha muito bem carnes, peixes e frangos, principalmente assados e grelhados. Você ainda pode incrementar introduzindo entre os buquês da couve-flor, queijo mussarela, camarão ou bacon. Fica delicioso!
-
Sardinha à Escabeche
Esta é uma receita portuguesa, que minha tia Nadja (Dudú) adorava fazer. Infelizmente ela nos deixou muito cedo. Era minha confidente, amiga e minha irmã mais velha, pois era 18 anos mais nova que minha mãe. Adorava cozinhar e esta sardinha era um dos meus pratos favoritos. Uma delícia!
-
Peru De Festa Da Nilda
Peru de Festas, só a receita da minha mãe Nilda, que é aclamada por toda a família. Não gostamos daqueles perus sem molho e servido com farofa ao redor. Da maneira que fazemos, o peru fica com bastante caldo, pois é assado com vinho e suco de laranja, e à medida em que o fatiamos, regamos com o molho que é servido à parte em uma molheira. Delícia!!!!
-
Carne Do Sol À Minha Moda
Costumo preparar esta carne do sol, tanto como prato principal, como para tira gosto, nesse caso, faço em tirinhas. O segredo é lavar bem a carne e colocar de molho no leite por 2 horas. O sal fica no ponto. A saladinha que coloco por cima, dá um gostinho especial. Fica deliciosa!
-
Empadão De Bacalhau
Comprando farinha de trigo Sarandi no Supermercado Palato, fui comunicada de que poderia participar de um curso de tortas e bolos. Fiz a minha inscrição e vencendo a preguiça após um dia de trabalho, fui e foi uma grata surpresa! Este empadão foi o primeiro prato a ser apresentado e a melhor receita da noite! É fácil de fazer e fica divino! Você pode substituir o bacalhau por camarão ou palmito. Se utilizar frango, substitua o leite de coco por creme de leite com leite ou requeijão. Agora, literalmente, vamos colocar a mão na massa!
-
Maxixada Com Camarões
Esta receita é a cara da minha avó Nina, que sempre fazia maxixada com ovos. Eu incorporei os camarões e ficou divino!
-
Arroz De Camarão E Mexilhão Ao Curry
Criei esta receita, quando me veio à memória os mexilhões de Ribeirão da Ilha, em Santa Catarina. Tive a oportunidade de prová-los de todas as maneiras existentes, com a minha grande amiga Glaucia, que lá reside. Os camarões de Alagoas não poderiam faltar! Foi um casamento perfeito!
-
Salada Natalina
Esta salada foi feita no aniversário da minha prima Carol, pelo meu irmão Fernando (Mano para a família) e ficou deliciosa! No Natal poderemos acrescentar alface crespo e mais manjericão para aumentar o verde do prato. O visual é convidativo!
-
Batatas Ao Murro
Esta é uma clássica receita portuguesa, maravilhosa como acompanhamento de carnes, aves e peixes (assados ou grelhados)! Facílima fazer de fazer e deliciosa!
-
Pernil Assado Ao Vinho E Abacaxi
Este pernil é mais uma das receitas da minha mãe, que para mim tem o cheiro e o gosto das festas em minha casa, principalmente o Natal e Ano Novo! É fácil de preparar e delicioso! O segredo é cozinhar bem, antes de levar ao forno. O açúcar no final, faz com que ele fique douradinho, além de “quebrar” a acidez do limão. Paulinho, filho da minha prima Lela, adora esse pernil e ainda esconde o que sobra para comer no dia seguinte.
-
Penne Tricolor Com Salada De Frango
Fui intimada pelas minhas colegas de trabalho, a levar um prato para um lanche. Fiz esse penne com frango desfiado, que ficou leve e muito gostoso. O manjericão fresco fez a diferença!
-
Mousse De Limão Com Ganache De Chocolate
Mousse de limão, eu estava careca de fazer! Resolvi colocar ganache de chocolate por cima e ficou divino! Já estou louca pra fazer novamente, pois ele fez o maior sucesso na confraternização da turma de 82 do Colégio Sacramento!
-
Salada De Kani Com Maçã Verde E Palmito
Esta é mais uma receita deliciosa da Marta, cunhada da minha filha! Degustei num almoço em sua casa e copiei imediatamente! É leve e muito fácil de fazer. Fiz o “teste”em uma confraternização e ela foi aprovadíssima!
-
Antepasto De Berinjela E Abobrinha
Adoro este Antepasto de Berinjela e Abobrinha! Costumo saboreá-lo com torradas de pão italiano e um bom vinho. É ideal como entrada ou simplesmente compondo uma mesa de petiscos. Delicioso!
-
Salada Refrescante
Esta salada é leve e refrescante! Ideal para esses dias de tanto calor! Gosto dos ingredientes ainda gelados, porisso faço perto da hora de ir à mesa. Acompanho com um delicioso molho com mostarda e mel.
-
Patas De Uça Com Molho Francês
Após um período de “defeso”(proibição da pesca), os Caranguejos Uça voltaram a ser vendidos. O melhor dele é a sua pata, bem carnuda e de um sabor inigualável! Costumo fazer acompanhado de um molho francês para saladas. Fica delicioso!
-
Lasanha De Repolho Com Carne Moida
Em uma entrevista concedida à TV Gazeta, para o programa Gazeta Rural (no qual fiz o Bolo de Limão), troquei receitas com a repórter Estela Nascimento. Ela me passou essa de Lasanha de Repolho, na qual acrescentei carne moída. É um prato leve e delicioso!
-
Espaguete Ao Molho de Camarão e Cogumelos
No último domingo, liguei para o meu irmão Fernando Pinto e o convidei para almoçarmos fora. Ele me convençeu a fazermos uma macarronada de camarão na casa dele. Levei manjericão fresco do meu canteiro e um molho de tomate caseiro. Ele é um exímio cozinheiro, e sempre ciscamos juntos na cozinha. Surgiu esse prato de “lamber os beiços”.
-
Polvo À Moda Mediterrânea
A rica gastronomia espanhola, costuma usar tradicionalmente, o azeite em abundância. Aqui, criei um prato tipicamente mediterrâneo e que ficou delicioso!
-
Cachorro Quente Do Vestibular
Este cachorro quente foi a primeira receita que aprendi a fazer. Quando o meu irmão estudava para o vestibular com amigos, eu ia para a cozinha de madrugada, aos 14 anos, fazer o lanche da turma. Até hoje ele é apreciado pela família e amigos. Em festas, faço bem cortadinho, acrescento carne moída (pronta) e coloco em pãezinhos brioche. Sucesso garantido!
-
Maionese De Camarão Barba Roxa
De volta à Maceió, após 15 dias de férias em SP, curtindo as minhas lindas filha e neta, fiz uma maionese para almoçar no trabalho. O camarão barba roxa é o melhor para esse tipo de prato. É muito saborosoo e o que menos encolhe quando cozinhado. O segredo de uma boa maionese, é temperar as batatas e os camarões com molho de salada, e só depois acrescentar a maionese. Estava com saudades do camarão alagoano!
-
Quiche De Abobrinha Com Alho-Poró
Sempre que viajo, procuro receitas novas com os amigos, a família e também em restaurantes e barzinhos. Esse quiche é da Marta, cunhada da minha filha. Ela tem receitas maravilhosas e eu não perco tempo! Vou logo copiando, fazendo e colocando no site!
-
Gratinado De Peixe Com Brócolis, Batata E Abobrinha
Comprei um filé de pescada muito bonito e resolvi fazê-lo gratinado. Utilizei brócolis, batata e abobrinha que eu tinha adquirido para uma torta de legumes, e combinou perfeitamente com o peixe. Dei apenas uma selada no azeite e terminei o cozimento com vinho branco. Ficou leve e saborosíssimo!
-
Lagosta Ao Molho De Manteiga Com Ervas E Alho Dourado
Esta lagosta enorme, veio de Alagoas pra São Paulo, ocupando sozinha um isopor! Pesava mais de 4 k e deu trabalho para ser partida ao meio. Tivemos que pedir emprestado uma panela grande para cozinhá-la. Observem a foto, quase não cabia na pia! Coloquei um garfo ao lado para vocês terem uma ideia do tamanho dela. A receita pode ser feita com lagostas menores, o importante é o molho a ser utilizado. Aqui, fiz um molho simples e muito gostoso. Degustamos acompanhada de um maravilhoso vinho branco, que o meu genro ganhou de presente de aniversário. Delícia de jantar!
-
Brigadeiro De Colher
Este brigadeiro foi feito por minha filha e minha sobrinha para o aniversário de 1 ano da minha neta. Xanda fez a decoração das tacinhas e das “pastas de dente” e sobrou pra mim, colocar o brigadeiro nelas. Ficou lindo e delicioso! Confiram na foto!
-
Galinhada Paulista
Feriado de Finados em São Paulo e folga da cozinheira! Surgiu então esse prato, que fui inventando na hora! A gente olha pra panela e pensa: acho que vai bem umas batatas, uma cenourinha e quiabo nem se fala! Resultou numa galinhada deliciosa, em uma autêntica panela de barro capixaba!
-
Arroz De Polvo À Moda Espanhola
Estando em São Paulo para o aniversário da minha neta, após 3 horas de compras numa temparatura de 37 graus, parei no Mercado Municipal com minha sobrinha Xanda. Após degustarmos um delicioso pastel de camarão, fomos caminhar pelas inúmeras barracas de frutas (provando várias) e chegamos aos pescados. Encontramos polvos pequenos, fresquinhos e também lagostins, que imediatemente me encheram os olhos! À noite preparei um arroz à moda espanhola que ficou maravilhoso!
-
Filé De Tilápia Ao Molho De Limão Siciliano
O filé de Tilápia pode ser encontrado facilmente em nossa região, pois temos aqui no Rio São Francisco, o seu cultivo em larga escala. O peixe pode ser outro de sua preferência, como Linguado ou Salmão. Em Alagoas, temos em abundância o Camurim (Robalo) e a Arabaiana, dos quais podemos obter filés maravilhosos! Este prato é fácil de fazer, fica bem arrumado e delicioso!
-
Macarronada De Frango Na Panela De Pressão
Recebi esta receita da minha amiga Helô. É super prática e deliciosa!
-
Pãozinho De Macaxeira
Esta é mais uma receita do curso que fiz de Aproveitamento Integral dos Alimentos, do Programa SESI Cozinha Brasil! Adorei os pãezinhos e tratei logo de fazer em casa. Eles têm um aspecto rústico, mas o sabor é maravilhoso! Ainda quentes, cortei-0s ao meio e usei recheios variados, como requeijão, salaminho, atum e uma saladinha de tomate e rúcula (temperada com azeite e vinagre balsâmico). Era um domingo à noite e a família estava reunida na casa da Lela. Todos provaram os pãezinhos, acompanhados de um bom vinho tinto. A receita rendeu 55 pães e não sobrou nenhum!
-
KIBLING
Kibling é uma comida típica da Holanda, vendida em trailers e servida em pratinhos de isopor. Muito popular, a exemplo do nosso cachorro quente, ela consiste em empanados de camarão, peixe e bacalhau fresco (aqui, fiz também com lagosta), acompanhados de um molho feito com ameixas frescas (indescritível). Você pode fazer uma opção (camarão é o mais pedido) ou escolher um sortido. A receita me foi passada por Guilherme Maia, um grande amigo do volei, que em uma de suas viagens trouxe essa preciosidade de prato. Fiquei apaixonada pelo sabor!
-
Linguine Aos 4 Queijos
Ofereci um jantar a um amigo do meu sobrinho Felipe, o alemão Sven Gauder. O problema é que ele é vegetariano e tive que fazer um cardápio diferente, com entradas e prato principal sem nenhum tipo de carne, peixe, etc. Fiquei sabendo que ele adorava massa, então pesquisei inúmeras receitas de massa aos 4 queijos e montei a minha, que por sinal, ficou deliciosa! Fiz neste fim de semana, acompanhada de um bom vinho. Sucesso absoluto!
-
Bolo Cremoso De Tapioca
Este é o bolo do momento! Nas Pousadas e Restaurantes de Marechal Deodoro, onde fica a famosa Praia do francês, é só no que se fala! É facílimo de fazer, fica “grudentinho” e maravilhoso!
-
Costelinha de Porco Assada Ao Vinho Branco
Esta receita foi criada para acompanhar o Purê de Banana da Terra. Nada como uma costelinha de porco assada ao forno. Ficou deliciosa!
-
Torta De Legumes Com Atum
Participei de um curso sobre o aproveitamento integral dos alimentos, do Programa SESI Cozinha Brasil. Adorei! Aprendi a utilizar talos, folhas e cascas de frutas e legumes, que normalmente jogamos fora. Quem possui o livro, vai ver que substitui os talos de agrião, por talos de salsa e coentro. Incorporei ervilhas frescas e milho verde, mas mantive a receita original da massa, acrescentando apenas o queijo ralado, como foi indicado no curso. Na próxima, colocarei palmito e azeitonas, além de substituir o atum por outro recheio, como bacalhau, camarão ou frango. Levei para o trabalho e ela fez o maior sucesso!
-
Salmão Ao Shoyu Com Wasabi E Gergelim
Como curiosa que sou, comecei a fazer sashimi em casa! Utilizo Salmão (o meu preferido), Atum e Saint Piter (ou Tilápia). Aqui, fiz apenas com salmão, acompanhado de um saboroso molho.
-
Purê De Banana Da Terra
Esta é uma receita mineira, que vem passando por gerações na família da minha amiga Lúcia. Quando ela me ensinou, eu fiquei com água na boca e não sosseguei enquanto não a preparei! Ficou um purê delicioso!
-
Coquille De Camarão
Em Florianópolis, ciceroneada pela minha amiga-irmã Glaucia, minha companheira de adolescência da época do voleibol, inclusive na Seleção Brasileira, estive em alguns restaurantes e barzinhos, provando coquilles de vários tipos. O de camarão foi eleito por mim, o melhor de todos!
-
Lagosta Ao Molho De Manteiga E Alho
Estas lagostas foram compradas fresquinhas, na Praia de Guaxuma em Maceió, casa da minha amiga-irmã Kátia Born. Preparei uma receita que aprendi com o amigo Zé Tomáz Nônô e que é simplesmente deliciosa! Estavamos em um grupo de amigos e todos adoraram!
-
Arroz De Camarões E Lulas Com Lagostins Grelhados
Na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu-AL, a variedade de frutos do mar é impressionante! Chegando lá, encontrei lulas frescas, camarões Rosa ( tamanho médio) e lagostins. Fiquei uns 30 minutos pensando em como prepará-los! Resolvi fazer um arroz que ficou divino! Os lagostins ficaram na decoração, pois eram poucos e não valia a pena misturá-los ao arroz. Ficaram com água na boca? Venham pra cá!
-
Macarronada De Paio
Esta macarronada é maravilhosa para ser servida após um dia na praia, onde ficamos no tira gosto e à noite estamos morrendo de fome! Minha amiga Libânia atravessa um oceano por ela!
-
Pão Recheado Do Guilherme
Minha prima Nadja, costuma fazer esse pão para o seu filho Guilherme! Ele adora! Lógico que eu provei, aprendi e aqui está a receita!
-
Caldo Verde Da Figueira
Minha mãe Nilda, em viagem à Figueira da Foz, terra natal de meu pai Fernando, aprendeu a fazer a sopa mais famosa de Portugal: o Caldo Verde! Ela é tão completa, que não consigo comer nada mais após degustá-la. Foi eleita uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa! Simplesmente deliciosa!
-
Dobradinha À Minha Moda
Como toda nordestina que se preze, não dispenso o charque na dobradinha! Procuro também evitar o excesso de gordura, portanto, utilizo apenas um pouco de azeite e não coloco bacon. Desta maneira, podemos degustar um prato saboroso, sem culpa na consciência!
-
Camarão À Francesa
Este prato é ótimo para ser servido em festas! Podemos prepará-lo de manhã e deixar na geladeira para servir à noite, em tacinhas de sobremesa. Deve estar bem gelado! É delicioso!
-
Frango Ao Requeijão E Batata Palha
Este frango é rápido, delicioso e facílimo de fazer! Preparamos apenas um bom refogado e o desfiamos depois. Às vezes utilizo sobre-coxa desossada, que é mais macia. Fica ao gosto do freguês!
-
Peixe Ao Molho De Manteiga Temperada
Esta manteiga temperada, é simples de fazer e dá um gosto indescritível ao peixe frito! Eu a encontrei em um antigo livro de receitas da minha mãe, daqueles de capa preta, tão usados em sua época. Experimentem!
-
Massunim Ao Molho De Coco
Massunim é um marisco existente no encontro das água do mar, com rios ou lagoas. É conhecido mundialmente como vôngole, e podemos encontrá-lo em abundância, na Barra de São Miguel – AL. A sua pesca é uma terapia!
-
Camarões Ao Creme Com Cogumelos
Estou “desencavando” as receitas antigas, do precioso livro da minha mãe, Nilda Neves. Ela sempre cozinhou divinamente, e esse livro é uma das coisas de que ela tem mais ciúme! Aos poucos, irei fazendo seus deliciosos pratos, intercalando com as minhas criações, mas sempre tendo a sua culinária como base.
-
Bolo De Limão
Provei este bolo pela primeira vez, na casa da minha filha Karina, e o melhor é que foi feito por ela. Simplesmente delicioso!
-
Salada Do Armênio
Esta salada é a preferida do meu genro Armênio. Pepino japonês e cenoura, são ingredientes indispensáveis! Nessa ocasião, ela acompanhou o filé crocante ao molho escuro e alho poró. Confira no site!
-
Filé Mignon Crocante Ao Molho Escuro E Alho Poró
O melhor filé, é aquele mais simples de fazer! Este é o meu preferido! Acompanhei de uma deliciosa salada crua e alho poró na manteiga. Fica crocante por fora e rosado e macio demais por dentro. O segredo é usar fogo alto e quando o filé está bem crocante, frito por igual de todos os lados, desligar o fogo e tampar a frigideira por 5 minutos para corar. Desmancha na boca!
-
Bacalhau À Gomes De Sá da Nilda
Esta é uma receita muito conhecida, mas para mim, é referência de um prato de família, feito aos domingos. Meu pai português, não dispensava o bacalhau para receber os amigos, sempre acompanhado de um bom vinho! Essa é uma receita da minha mãe Nilda, que tem passado por gerações! Sucesso garantido!
-
Pudim De Leite Condensado Com Requeijão
Ao ser convidada para um lanche na casa da Marta, cunhada da minha filha, tive o prazer de saborear este pudim, que estava maravilhoso!
-
Coxa de frango grelhada
Esta coxa você pode fazê-la no fogão, usando a “Churrasqueira Bom Apetite”, aquela com grelha e tampa, em que colocamos água no fundo. Fica igual ao churrasco na brasa! É um prato simples, ideal para a segunda-feira. Após os excessos do fim de semana, nada como um franquinho light! Hoje, esse foi o meu almoço!
-
Talharim Ao Molho Parisiense
Esta receita é o resultado de muitas que experimentei. Ficou simples e deliciosa!
-
Panquecas Fofinhas Da Ana
Estas panquecas ficam fofinhas, deliciosas e são facílimas de fazer! Essa receita rende de 12 a 13 unidades, dependendo do tamanho da sua frigideira.
-
Caldinho De Camarão
Alagoano tem mania de tomar caldinho, acompanhado de uma cervejinha bem gelada. O de camarão é o preferido. Esta receita vai para Márcia “dedão”, uma grande amiga mineira do voleibol. Começamos a participar de campeonatos brasileiros na mesma época (1971), e até hoje mantemos contato e conservamos uma linda amizade. Ela tem me cobrado esse caldinho, que é encontrado na grande maioria dos barzinhos e restaurantes da Massagueira, maior polo gastronômico do estado, localizado na Lagoa Mundaú.
-
Músculo Com Quiabo E Vinho Tinto
O músculo é uma carne ideal para guisados, pois fica macia e é muito saborosa. É uma carne de “segunda”, que não falta no meu cardápio! Preparo inúmeros pratos com ela, inclusive feijoada. Com vinho então, fica incomparável!
-
Dourado Ao Molho De Camarão
Este Dourado, foi comprado fresquinho no Mercado Municipal de Maceió. Nada melhor do que um molho com camarões, para deixá-lo mais saboroso.
-
Fettuccini De Presunto
Esta receita me foi passada, por minha amiga-irmã Rachel. Desde a primeira vez em que a degustei, nunca mais deixei de fazê-la. Hoje ela é a massa preferida da família, pois rende bastante, é prática e saborosíssima!
-
Camarão À Jangadeiro
Este camarão normalmente é feito com queijo mussarela. Eu prefiro utilizar o queijo coalho, aquele que vocês encontram nas praias de Alagoas, assados na brasa em espetinhos de madeira. Delícia!
-
Camarão Pontal Do Peba
Pontal do Peba é um povoado de pescadores e veranistas, localizado no município de Piaçabuçu, em Alagoas, próximo a Foz do Rio São Francisco. É um lugar belíssimo, com uma das praias mais bonitas que já vi em minha vida. Possui inúmeros barcos de pesca, principalmente de camarão, onde os compramos fresquinhos, assim que chegam do mar. Lá encontramos facilmente o camarão Vila Franca, que em alguns lugares é chamado de Pistola, por seu tamanho grande. Essa receita é simples, para não mascarar o gosto desse maravilhoso camarão.
-
Salada Multicor
Esta salada é rica em fibras, com baixo teor calórico, tornando-se um prato saudável. É ideal para acompanhamento de assados e grelhados. Costumo fazê-la com frequência, pois o seu colorido nos leva a saboreá-la com prazer!
-
Salada Moranguinho
Adoro salada com morangos! Aproveito a safra para utilizá-los nas mais variadas possíveis. Esta aqui foi elaborada para acompanhar a maminha com cebolas assadas e alho, que fiz para o programa Globo Rural-Al e que foi ao ar no domingo (05/08) e reprisado no Al TV primeira edição (13/08). O molho deu um sabor especial!
-
Tortellini Tricolor Com Camarão Ao Curry
Esta receita foi criada na hora, juntando a vontade de comer camarão ao curry com os ingredientes que tinha em casa. Por sorte, esse tortellini estava à mão. Ficou muito bom! Provem!
-
Peito De Frango À Milanesa Com Queijo Ralado
Gosto de fazer um filé à milanesa mais leve, portanto, não uso farinha de trigo. O queijo ralado na farinha de rosca faz a diferença. Esses filés ficam macios e muito saborosos. Foi o meu almoço de hoje. Experimentem!
-
FÃgado Acebolado
Esta é uma receita fácil e muito gostosa. Os bifes não ficam duros e oleosos, e o molho que se forma dá um sabor especial ao prato.
-
Costelinha De Porco Ao Molho Agridoce
Esta receita foi tirada de uma coleção intitulada Manual do Churrasco, que era encontrada em Bancas de Revistas. Infelizmente desapareceu do mapa. Essa costelinha é simplesmente deliciosa!
-
Molho De Tomate Caseiro
Creci vendo a minha mãe Nilda, fazendo este molho de tomate, deixando toda a nossa casa com um aroma delicioso. Ele é básico para muitos outros que faço.
-
Arroz Refogado Básico
A regra da receita básica, é usar sempre o dobro da água em relação a quantidade do arroz. Você pode incrementá-la utilizando cenoura ralada (o que fiz nessa) ou em cubos, pimentão verde e vermelho, açafrão, curry, ou outro ingrediente de acordo com o prato principal.
-
Carpaccio À Minha Moda
Em barzinhos e restaurantes, ao longo dos anos, degustei vários tipos de Carpaccio de Carne e montei a minha receita, utilizando os ingredientes que mais me agradaram. Provem esse Carpaccio e confiram! É delicioso!
-
Carneiro Na Cerveja Com Ervas Finas
Aprendi a fazer este carneiro com meu amigo Joãozito, médico alagoano radicado em São Paulo. Quande ele chega em Maceió, passa a ser o “cozinheiro da família”. Sempre prepara pratos elaborados e deliciosos, sem falar nos famosos licores. Esta receita é gostosa de se fazer, sem falar no resultado final que é maravilhoso! Experimentem!
-
Abobrinha Recheada Com Carne MoÃda
Amo esta abobrinha! É fácil de fazer e fica deliciosa! Pode ser servida como entrada ou prato principal.
-
Camarão Pedacinho Do Vovô
Este camarão é feito por mim com tanta frequência no “Pedacinho do vovô”, casa da Shell na Praia do Francês, que o batizei com esse nome. É fácil e simplesmente delicioso!
-
Sopa de Bolinhas De Queijo
Simplesmente uma sopa de legumes com bolinhas de queijo! Esta receita da minha mãe Nilda, desperta-me a sensação de prazer ligado à lembranças da minha infância, na qual disputava com meu irmão Fernando quem pegava mais bolinhas de queijo. É o que hoje chamamos Confort Food, ou seja, comida emocional, feita com carinho e paixão, que nos lembra fases importantes da nossa vida.
-
Rondelli De Cabelo De Anjo
Em São Paulo, degustei este rondelli de presunto e queijo com recheio de cabelo de anjo, feito por minha tia Wanda, paulista de ascendência Italiana, que adora uma boa massa. É um prato fácil de fazer e fica uma delícia! Faz sempre o maior sucesso!
-
Bacalhau Ao Molho Branco
Este bacalhau é um dos mais frequentes em minha mesa. É uma receita trazida por minha mãe Nilda diretamente de Figueira da Foz, terra do meu pai em Portugal. Sempre desperta lembranças da família reunida, degustando um autêntico prato português. Saudades…
-
Escondidinho De Camarão Alagoano
Após um belo café da manhã tipicamente nordestino com tudo que tem direito, olhei para a macaxeira que sobrou e resolvi montar esta receita. Era sábado, e eu tinha acabado de chegar do Mercado Municipal com camarão barba roxa fresquinho. O que melhor do que um escondidinho de camarão?
-
Lagarto Ao Molho De Cerveja Escura E Azeitonas
Minha prima Lela fez este maravilhoso prato especialmente para o “ciscandonacozinha”. Entrei apenas na decoração. Vale a pena conferir, pois ficou uma delícia!
-
Yakisoba Shangai
Meu primeiro curso de culinária chinesa foi ministrado por um Chef de um famoso Hotel de Shangai. Com ele aprendi a temperar as carnes, utilizando basicamente vinho de arroz chinês, clara de ovo, aji-no-moto, maisena, sal e pimenta a gosto. Utilizo esse tempero na grande maioria das receitas chinesas que faço.
-
Fritada De Sururu E Massunim
O sururu é o marisco que tem a cara de Alagoas, comumente encontrado em nossas famosas lagoas. Já o massunim, mais conhecido como vôngole, é pescado em áreas de encontro de águas doces e salgadas (mar e rios ou lagoas). Nesta fritada usei os dois. É um prato que você encontra na grande maioria dos bares e restaurantes que oferecem a típica culinária Alagoana, principalmente na Massasgueira, o maior pólo gastronômico do nosso Estado.
-
Bolo De Milho Verde
Em São Paulo, no bairro de Pari, em uma de suas famosas lojas de louças, nos foi servido um delicioso bolo de milho acompanhado de um autêntico cafezinho paulista. Como sempre faço, pedi a receita e fiz no mesmo dia. Todos adoraram!
-
Shimeji Na Manteiga E Shoyu
Visitando o bairro da Liberdade, não resisti a um shimeji preto. Ao chegar na casa da minha filha tratei de fazê-lo imediatamente, do jeitinho dos restaurantes japoneses. Comprei também salmão para a “coisa” ficar ainda melhor.
-
Cozido De Peixe À Moda Portuguesa
Este é um famoso prato português. Era um dos preferidos do meu pai. Costumo fazer com peixe de alto mar (Arabaiana ou Cavala) cortado em postas. Nessa receita, usei um filé de Saint Peter para um prato individual, feito especialmente para o meu genro Armênio. Ele adorou! Ficou faltando a couve flor e o repolho branco, mas nem fez falta… Tomates e pimentões inteiros também podem fazer parte desse prato.
-
Frango Ao Vinho, Mel E Mostarda
Estando em casa com 1 k de sobre-coxas de frango desossadas, quis fazer um prato bem saboroso. “Ciscando” na internet, encontrei algumas receitas de frango com mel e mostarda. Fiz algumas modificações, incorporei o vinho e o resultado foi maravilhoso!
-
Arroz Integral com Camarão
Aqui em São Paulo, na casa da minha filha Karina, só entra arroz integral. Então aproveitei o que a Jô fez, bem refogadinho no alho com cebola, e reservei 2 xícaras. Fiz o refogado de camarão da minha terra (Alagoas) que trago sempre que venho para cá, pois lá o quilo do barba-roxa (tamanho médio), custa R$ 10,00 e, aqui, R$ 60,00. Deus me livre! Cheguei a encontrar o quilo do barba-roxa grande por R$ 89,00, enquanto em Maceió eu compro por R$ 15,00. Acho que vou começar a vender camarão…
-
Bruschetta Alagoana
A bruschetta é originária da Itália e significa “tostado” ou “torrado”. Aqui fazemos em um pão italiano, que pode ser preparado na grelha ou no forno. Como alagoana que sou, substitui a mussarela por queijo coalho. Ninguém reclamou…
-
Camarão Alagoano Na Abóbora
A moranga para nós, alagoanos, é simplesmente a abóbora. O segredo é escolher uma bem arredondada, que fique equilibrada no prato. O recheio pode ser variado. Nesta receita usei o camarão barba-roxa da nossa Lagoa Mundaú. Costumo também fazê-la com picadinho de charque guizado. Ambas são maravilhosas!
-
Salmão Com Salada De Frutas Em Calda
Tive o prazer de degustar este salmão na casa da minha amiga Rian, alagoana residente há muitos anos em SP. Amei! Sempre que encontro um bonito filé, faço essa receita. Além de fácil, o resultado é um prato chique, colorido e muito saboroso. É de se comer rezando!
-
Moqueca De Camarão E Siri Mole
Adoro fazer moquecas! É um prato que agrada a todos, principalmente às minhas amigas mineiras e paulistas. Costumo misturar camarão com outro fruto do mar. A moqueca de carne de siri fica divina. A mista de camarão, polvo e peixe… nem se fala! O processo é o mesmo. Escolha uma e mãos à massa!
-
Lombo de Porco com Abacaxi e Cerejas
Esta é uma receita peruana de um curso que fiz há muitos anos. Fica um prato colorido e delicioso. Como predominam as cores verde e vermelha, já esteve presente algumas vezes na minha Ceia de Natal. Tem um sabor agridoce, semelhante a uma receita chinesa. Vale a pena experimentar!
-
Arroz De Braga
Meu pai, Fernando Pinto, era português da cidade de Figueira da Foz, e não dispensava a culinária da sua terra em nossa casa. Um de seus pratos preferidos era o famoso Arroz de Braga, que acabou sendo também o de toda a nossa família, pois é realmente delicioso!
-
Fetuccine De Camarão
Esta receita é prática e deliciosa. Costumo fazê-la quando recepciono amigas (os), principalmente os que são loucos por camarão. Este, em especial, foi para a minha nora Lívia, que chegou do Rio para o feriado em Maceió.
-
Farofa De Soja Texturizada
Esta é a famosa farofa da Lela! Presente em todos os churrascos que fazemos. A textura é crocante, semelhante ao bacon tostado. Delícia!
-
Costela De Porco Ao Mel E Mostarda
Paulinho, filho da minha prima Lela, intimou-me ao fazer esta costela que ele adora. A família fica sabendo e vai logo chegando. Ao final, tínhamos na casa dela, meu filho Cesinha, Felipe, Paulinho, Carol, Fábio, Nilda (minha mãe) e Lela, que fez uma deliciosa macarronada de camarão do “ciscandonacozinha”, e a sua famosa farofa de soja que também entrou hoje no site. Esta receita da costela é fácil de fazer e o gosto é indescritível!
-
Sorvete de Creme Com Calda de Chocolate
Esta é uma receita da minha prima Lela, um sorvete que não pode faltar nos almoços em família. Maravilhoso!!
-
Maionese De Lagosta
Estas lagostas foram compradas fresquinhas no Pontal do Peba, Coruripe, litoral sul de Alagoas. Nesse povoado, são pescados os maiores e melhores camarões do Brasil! É um lugar de pescadores e veranistas, e possui uma praia com grande extensão de areia e dunas que vão até a Foz do Rio São Francisco. Simplesmente deslumbrante!
-
Macarronada Praia do Francês
Depois de um dia na Praia do Francês, nada como uma boa macarronada. O camarão não poderia faltar, então surgiu este prato que ficou uma delícia!
-
Mousse de Chocolate
Esta receita é genuinamente portuguesa, trazida por minha mãe em uma viagem dela a Figueira da Foz. Essa mousse é muito consumida em Portugal, e em alguns lugares ela é vendida em carrinhos de sorvete. Nunca provei outra igual!
-
Tambaqui Serra Verde
Ganhei este Tambaqui de 8 k, criado no açude da Fazenda Serra Verde em Alagoas, dos meus primos Alexandre e Nadja. O presente veio acompanhado dessa maravilhosa receita, que fez o maior sucesso. Ficou divino!
-
Peixe de Forno
Receita antiga de família. Sempre vi minha mãe elaborando essa prato com esmêro. Ela é o meu referencial de cozinhar com amor. Grande Nilda Neves!
-
Ceviche de Linguado e Salmão
Passando por uma feira livre em São Paulo, não resisti e comprei filés de linguado e de salmão. Pesquisei algumas receitas de ceviche e, realizando algumas alterações, cheguei a esta que ficou maravilhosa.
-
Coquilles de siri
-
Molho Francês para Saladas
Este é o molho básico para qualquer salada que faço. Dependendo do tipo, acrescento mais alguns ingredientes. Uso também para regar lagostas cozidas em água e sal, a maneira preferida do meu saudoso pai, neste caso, acrescentando coentro picadinho. Delícia!!
-
Salada de Verão
É uma salada leve e saudável. Ideal para acompanhar um grelhado de frango ou carne.
-
Farofa de Banana
Essa farofa é fácil e deliciosa. Ideal para acompanhar assados e gralhados.
-
Maminha ao Forno com Cebolas Assadas e Alho
Essa maminha é deliciosa e facílima. Costumo fazê-la com frequência, variando apenas o acompanhamento. Sempre faz o maior sucesso e é a primeira que acaba nos almoços em família.
-
Arroz de Polvo
Uma das receitas preferidas dos meus filhos. É fácil de preparar e fica delicioso! É importante não deixar secar o caldo, pois o arroz de polvo deve ficar bem molhadinho.
-
Lagosta Alagoana à Thermidor
-
Molho Branco
Molho Branco é originário da França e serve de base para a preparação de pratos simples, principalmente massas, podendo receber depois de pronto, especiarias e outros molhos.