Frutos do Mar
Hoje em dia só encontramos nos cardápios a denominação “Filé de Siri”. Nunca vi siri ter filé e desde criança sempre ouvi o termo “siri despinicado”, que é a carne retirada do crustáceo após o seu cozimento. É uma iguaria maravilhosa, uma das minhas preferidas. Aqui optei por um refogado com azeite e manteiga, sem leite de coco. Desse modo podemos sentir o delicioso sabor do siri, sem mascarar com muitos molhos.
Ingredientes
400 g de siri despinicado
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de colorau
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho esmagados
1 cebola picada
2 tomates picados
1 pimenta de cheiro (sem ardor) picadinha
1 pedacinho de pimentão picado
2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha picadas
Modo de preparo
Catar as casquinhas que por ventura existam misturadas à carne do siri e reservar. Levar ao fogo o azeite com a manteiga e refogar o alho e a cebola. Acrescentar os tomates, o pimentão e a pimenta. Refogar em fogo baixo até que estejam bem cozidas. Incorporar o colorau, misturar, acrescentar o siri e o cheiro verde. Colocar mais azeite e manteiga se achar necessário. Refogar um pouco e servir com farofa de manteiga e arroz refogado.
Nota: o siri pode ser utilizado em fritada, casquinha, muqueca, coquille, enfim, de várias maneiras e todas ficam deliciosas! O siri de coral é uma maravilha à parte!
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
Ainda não há comentários para esta receita.
Seja o primeiro a comentar!
Comentar 0