Saladas

Salada Brasileirinha

Salada Brasileirinha

Batizei essa saladinha com esse nome, por ela ser predominantemente verde e amarela. Os tomatinhos cereja amarelos são oriundos da horta sem agrotóxicos que meu irmão cultiva no IPMA (Instituto para Preservação da Mata Atlântica). Ele mesmo fez questão de prepará-la e ficou uma delícia! Agora ele tem a obrigação de fornecer esses maravilhosos tomatinhos para toda a família. 

Ingredientes

2 dúzias de tomatinhos cereja amarelo cortados ao meio
4 pés de mini alface (separadas as folhas)
1 pepino japonês fatiado fino (com casca)
1 manga tommy descascada e cortada em cubinhos
200 g de queijo coalho (ou minas) em cubinhos

Molho:

2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de vinagre comum (ou limão)
1 colher (sobremesa) de vinagre balsâmico
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (sobremesa) de mostarda
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo

Lavar bem todos os ingredientes e colocar no hipoclorito por aproximadamente 20 minutos (exceto os tomates sem agrotóxicos e o queijo). Lavar em água corrente e juntar aos tomates. Em seguida, forrar um prato apropriado com as folhas de alface e por cima dispor os tomatinhos cortados ao meio, o pepino fatiado fino, a manga cortada em cubinhos e o queijo também em cubos. Regar com um delicioso molho de mel e mostarda.

Molho:

Misturar bem todos os ingredientes e regar bem a salada. Servir em seguida.

Nota: caso os tomatinhos sejam comprados no supermercado, não deixar de colocar no hipoclorito. Infelizmente, os tomates comercializados no Brasil, junto aos morangos e alfaces, são os alimentos com os maiores índices de resíduos de agrotóxicos.

IPMA é uma ONG responsável pelo reflorestamento das matas de Alagoas. Graças a esse trabalho, mais de 4 milhões de mudas foram plantadas em áreas devastadas e Alagoas foi considerado o Estado que mais reflorestou e menos desmatou nos últimos anos.