Carnes
Carneiro é a minha carne favorita! Costumo prepará-lo de inúmeras maneiras e todas ficam deliciosas! Esse aqui veio da fazenda do Fábio (namorado da Carol, filha da minha prima Lela), localizada em Junqueiro, interior de Alagoas. Não chegou a ser congelado, veio direto da fazenda pra panela. Novinho e macio, não tinha como não ficar maravilhoso! Desmanchou na boca!
Ingredientes
1 1/2 k de pernil de carneiro desossado e em cubos
2 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 cebolas médias picadas
6 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 folhas de louro
1 colher (chá) de alecrim fresco
1 colher (chá) de manjericão fresco
3 tomates maduros picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 copos (americano) de vinho tinto seco
2 copos de caldo de carne
2 colheres (sopa) de azeite
100 g de azeitona preta
Modo de preparo
Limpar bem a carne, retirando a gordura. Colocar em um tijela e espremer os limões sobre ela. Deixar por mais ou menos 1 hora. Escorrer e temperar com alho, sal e pimenta-do-reino. Acrescentar as cebolas, a salsa, as folhas de louro, o alecrim, o manjericão e o vinho tinto. Levar à geladeira de um dia para o outro. Retirar os pedaços de carneiro e reservar o líquido com os temperos. Em uma panela de pressão, colocar o azeite e refogar ligeiramente o carneiro. Acrescentar os tomates, o extrato, o caldo de carne e o molho reservado. Tampar e cozinhar por 40 minutos após a pressão. Incorporar as azeitonas e servir em panelinhas individuais, acompanhadas de arroz refogado e purê de batata.
Nota: Você pode acrescentar batatas cozidas e cenouras em cubos e servir em uma travessa. Caso tenha dificuldade em desossar o pernil, peça ao açougueiro para serrar em fatias e prepare como manda a receita. No fim tudo dá samba!
Aguarde, enviando comentário...
Ainda não há comentários para esta receita.
Seja o primeiro a comentar!
Comentar 0