Parceiro 6

Frutos do Mar

Moqueca de Siri e Camarão

Publicado por: Fátima Pinto
em 07 de March de 2015

Comentar 5

Moqueca de Siri e Camarão

 Prato fácil e que não precisa ser feita obrigatoriamente em panela de barro, embora esta seja tradicional e ideal para o seu preparo, pois conserva por mais tempo a sua temperatura, chegando borbulhando à mesa e deixando todos literalmente "babando"! Aqui em Alagoas encontramos com facilidade o "filé de siri" (apenas a sua carne desfiada) e o camarão, dupla perfeita para uma deliciosa moqueca!

Ingredientes

1 k de camarão barba roxa limpo (2 k com casca)
600 g de filé de siri
1 limão tahiti
2 tomates maduros picados
2 cebolas picadas
1/2 pimentão picado
2 dentes de alho esmagados
3 pimentas de cheiro picadinhas sem sementes
2 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 tomates maduros em rodelas
1 cebola em rodelas
1/2 pimentão em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres sopa (sopa) de azeite dendê
2 colheres (sopa) de óleo de urucum (opcional)
1 colher (chá) de urucum em pó (ou colorau)
400 ml de leite de coco

Modo de preparo

 Temperar os camarões com sal, limão e pimenta do reino. Reservar. Catar as cascas do siri (se por ventura houver) e reservar. Besuntar o fundo da panela de barro com o azeite e um pouco do óleo de urucum e dendê (reservear a metade para a finalização). Refogar ligeiramente o alho e apague o fogo. Dispor em camadas a metade da cebola picada, a metade dos tomates picados, a metade do pimentão picado e a metade do cheiro verde. Por cima colocar a carne do siri e sobre ela os camarões. Voltar a fazer as camadas com a metade reservada dos tomates picados, da cebola e do pimentão. Agora arrumar sobre elas as rodelas dos tomates, da cebola e do pimentão. Despejar o leite de coco misturado com o urucum em pó (ou colorau) e por cima a metade reservada do dendê e do óleo de urucum. Polvilhar o restante do cheiro verde e tampar a panela. Liguar o fogo e quando ferver baixar um pouco para não evaporar rapidamente o líquido e a moqueca "pegar"no fundo. Não mexa por hipótese alguma, apenas sacolegar horizontalmente de vez em quando segurando a panela com o auxílio de 2 panos de prato. Provar o sal e assim que as verduras estiverem cozidas, estará pronta a sua moqueca. Levar à mesa na própria panela com a tampa e servir acompanhada de farofa de manteiga e arroz refogado. Molho de pimenta à parte não pode faltar. Bom apetite!

Nota: em Maceió não encontramos o óleo de urucum. Eu preparo em casa comprando as sementes e colocando num recipiente com óleo de soja ou azeite. Deixo por algum tempo e depois passo num coador. Vale a pena, pois deixa uma cor incrível! O urucum em pó você pode substituir tranquilamente pelo colorau. A quantidade do dendê vai depender do seu gosto. Eu uso pouco para deixar um sabor suave.

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

5 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • elma - 07/03/2015 às 12:43

    Acho que vou engorda. Perfeito.bjs

  • fernanddo augusto - 07/03/2015 às 14:14

    beleza pinto, aceita encomendas ?

  • Adriana Lyra - 12/03/2015 às 13:58

    Esta moqueca é simplesmente maravilhavilhosaaaa!! Elaborada pela nossa Chefe Fátima Pinto...Sou grata Fátima por ter tido o direito de degustar...!!Tarde impar!! Bjo no coração.

  • sheila antony - 12/03/2015 às 22:21

    Ameiii! Agradeço ter saboreado esse prato divino!

  • ceicinha - 12/03/2015 às 23:17

    Fatima delicioso vou fazer na semana santa