Frutos do Mar
Adoro fazer moquecas! É um prato que agrada a todos, principalmente às minhas amigas mineiras e paulistas. Costumo misturar camarão com outro fruto do mar. A moqueca de carne de siri fica divina. A mista de camarão, polvo e peixe… nem se fala! O processo é o mesmo. Escolha uma e mãos à massa!
Ingredientes
1 k de camarão barba-roxa (descascado e limpo)
1 k de siri mole
1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pimenta de cheiro (sem ardor)
1 molho de cheiro verde (coentro e cebolinha) picadinho
2 dentes de alho socados ou fatiados
1 cebola, 1 tomate e 1/2 pimentão picadinhos
1 cebola, 2 tomates e 1/2 pimentão em rodelas
1 colher (chá) de colorau
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de óleo de soja
Modo de preparo
Lavar o camarão e o siri mole com limão e temperar com alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Reservar. Em uma panela de barro (pode ser uma comum), colocar o óleo de soja, o tomate, a cebola e o pimentão picadinhos, e a metade do cheiro verde. Em seguida, o siri mole, o camarão, a pimenta-de-cheiro, as rodelas de tomate, cebola e pimentão. À parte, misturar o colorau com o leite de coco e jogar por cima. Regar com o azeite de dendê e polvilhar o restante do cheiro verde. Tampar e levar ao fogo por 15 a 20 min aproximadamente, sem mexer, apenas sacudindo suavemente a panela de vez em quando (observe se está tudo bem cozido). Servir acompanhada de arroz refogado e farofa de dendê (basta acrescentar um pouco de dendê na manteiga com alho, sal e cebola, e a seguir, a farinha de mandioca).
Nota: O siri quando cresce, muda de casca. Este processo dura dois dias em média. O pescador separa o “siri mole” que é vendido à parte. É um iguaria muito apreciada no nordeste, servido ensopado no coco ou em moquecas.
Aguarde, enviando comentário...
Ainda não há comentários para esta receita.
Seja o primeiro a comentar!
Comentar 0