Parceiro 5

Massas

Farfalle Italiano com Tinta de Lula e Frutos do Mar

Publicado por: Fátima Pinto
em 29 de September de 2014

Comentar 1

Farfalle Italiano com Tinta de Lula e Frutos do Mar

Esta receita fez o maior sucesso, pois além de muito gostosa, ficou com um visual incível! Massa e frutos do mar fazem um casamento perfeito! Para facilitar, costumo preparar alguns ingredientes com antecedência, como o cozimento do polvo, levando-o ao fogo em uma panela de pressão com um pouco de água, colocando 1 cebola para cada k. de polvo. Escorrer, cortar em rodelas e reservar. Os camarões depois de limpos, sáo colocados em água fervente (fora do fogo) por 2 minutos e logo após, em um recipiente com água gelada e bastante gelo por mais 2 minutos. Escorrer e reservar. Preparo também o molho de tomate caseiro de vérpera para ganhar tempo. O que posso dizer é que vale a pena o trabalho, pois o resultado final é um prato delicioso e de um sabor indescritível!

Ingredientes

400 g de Farfalle com tinta de Lula
250 g de camarões sem cascas e limpos (branqueados)
100 g de mexilões (comprados já cozidos)
100 g de anéis de Lula (congelados)
150 g de polvo cozido e cortado em rodelas
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho socados
1 cebola picada
1 colher (chá) de açafrão em pó
4 colheres (sopa) de ervilhas frescas (congeladas)
100 ml de vinho branco seco
1 xícara de molho de tomate caseiro (pode ser molho pronto)
100 ml de caldo de camarão (usei em pó do Mercadão)
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de cebolinha e coentro (ou salsinha) picados
queijo parmesão ralado grosso (ou em lascas)
 

Modo de preparo

Cozinhar a massa em bastante água fervendo (4 litros), deixando-a "al dente". Enquanto isso, colocar os anéis de lula em uma frigideira por 5 minutos mexendo sempre. Escorrer e reservar. Levar ao fogo uma panela com azeite, refogar o alho e a cebola. Acrescentar os mexilhoões e refogar para que ele solte a sua água. Incorporar o vinho branco e deixar evaporar por uns 5 minutos. Em seguida, acrescentar o polvo cozido, os anéis de Lula cozidos, os camarões branqueados , a ervilha fresca, o molho de tomate, o caldo de camarão e o açafrão. Refogar por 5 minutos, temperar com sal e pimenta-do-reino e colocar o cheiro verde (cebolinha e coentro ou salsinha) . Escorrer a massa, colocar em pratos individuais e despejar uma concha do molho de frutos do mar sobre cada um. Polvilhar queijo parmesão ralado grosso (ou lascas) e regar com azeite extra virgem. Acompanhar de um bom vinho de sua preferência.

  Nota: * Branquear, é a técnica de colocar o alimento em água fervendo e em seguida na água gelada com bastante gelo para interromper seu cozimento. As anéis de Lula não podem ficar no fogo por mais de 5 minutos ou ficarão borrachudos. Se isso acontecer, levar ao fogo com água e cozinhar por mais 40 minutos. Fique de olho! O caldo de camarão pode ser em tablete que é mais fácil de ser encontrado.

 

 

 

 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

1 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • Gustavo Prado - 02/10/2014 às 10:54

    Se é bom eu não sei ainda, mas que é bonito é.