Bacalhau
Comprando farinha de trigo Sarandi no Supermercado Palato, fui comunicada de que poderia participar de um curso de tortas e bolos. Fiz a minha inscrição e vencendo a preguiça após um dia de trabalho, fui e foi uma grata surpresa! Este empadão foi o primeiro prato a ser apresentado e a melhor receita da noite! É fácil de fazer e fica divino! Você pode substituir o bacalhau por camarão ou palmito. Se utilizar frango, substitua o leite de coco por creme de leite com leite ou requeijão. Agora, literalmente, vamos colocar a mão na massa!
Ingredientes
Massa:
Farinha de trigo Sarandi tipo 1 com fermento
3 ovos e mais 1 gema
300 g de manteiga
1/2 xícara (chá) de margarina (ou substituir por creme de leite ou requeijão)
50 g de queijo parmesão ralado
Nota: se você tem em casa a farinha sem fermento, adicione 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó.
Recheio:
1 k de bacalhau (dassalgado e desfiado)
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
3 tomates picadinhos
2 cebolas grandes picadinhas
1 pimentão pequeno picadinho
1/2 xícara de chá de coentro picadinho
2 caixinhas de leite de coco Sococo (400 ml)
5 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de leite
6 colheres (chá) de amido de milho, dissolvido em 1/2 xícara (chá) de leite
Para pincelar:
1 gema
Modo de preparo
Recheio:
Aquecer o azeite, refogar a cebola, o tomate, o pimentão e o bacalhau. Juntar os leites e o extrato de tomate e deixar no fogo por mais ou menos 10 minutos. Adicionar o amido de milho (já misturado ao leite) mexendo sempre até obter um creme. Retirar do fogo e esperar esfriar.
Massa:
Misturar todos os ingredientes e por último adicionar a farinha de trigo até dar o ponto (quando você apertar na mão e ela não grudar entre os dedos). Usei mais ou menos 1/2 quilo.
Montagem:
Com parte da massa, forrar uma forma de fundo removível e em seguida colocar o recheio (procurar não deixar muita massa nas laterais). Para fazer a tampa, colocar um plástico sobre a mesa, a massa e outro plástico por cima. Passar o rolo e colocar a massa sobre o empadão. Aparar as beiradas, decorar a gosto, pincelar com a gema e levar para assar em forno médio pré-aquecido.
Nota: eu usei um pirex, porque não encontrei a minha forma de fundo removível, mas, felizmente deu certo. A massa desmancha na boca e o recheio é cremoso e delicioso! A massa que sobra pode ser levada à geladeira em um saco e ser usada em até 48 h. Essa mesma massa fica maravilhosa em quiches, empadas e barquetes, com recheios de sua preferência.
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
-
Maria Aparecida da Costtha Padilha - 08/11/2017 Ã s 14:22
Comentar 1