Cuscuz
Em Maceió já existem casas especializadas em cuscuz, com uma variedade enorme. Eu tenho a preferência pelo de carne do sol com queijo coalho que é típico do Nordeste. Hoje resolvi fazer e ficou delicioso. Os pimentões coloridos deram um visual lindo ao prato, além do seu sabor. É fácil de fazer e agrada a todos os gostos.
Ingredientes
1/2 k de carne do sol
2 cebolas roxas
2 dentes de alho esmagados
1/4 de pimentão vermelho
1/4 de pimentão amarelo
1/4 de pimentão verde
2 tomates maduros
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha
250 g de flocão de milho
1 copo americano com água e uma pitada de sal
queijo coalho fatiado a gosto
Modo de preparo
Deixar a carne do sol de molho durante 4 horas, trocando a água de 1 em 1 h. Colocar na panela de pressão, cobrir com água e levar ao fogo. Quando começar a pressão, baixar o fogo e marcar 40 minutos. Deixar esfriar e desfiar (descartar a gordura). Picar o coentro, cortar as cebolas, os pimentões e os tomates em tirinhas e reservar. Levar ao fogo uma frigideira com o azeite e refogar o alho e a cebola. Acrescentar a carne desfiada, a manteiga, os pimentões e por último os tomates. Temperar com pimenta-do-reino a gosto e incorporar o coentro (provar o sal). Reservar. Colocar em um recipiente 250 g de flocão de milho e molhar com um copo americano de água e uma pitada de sal. Misturar bem e deixar “descansar” por 10 minutos. Em uma cuscuzeira, colocar uma porção da massa, uma camada de queijo coalho, uma camada de carne do sol desfiada e por último, outra camada da massa de cuscuz. Levar ao fogo por uns 10 minutos aproximadamente e servir em seguida.
Nota: o tempo de cozimento depende de muitos fatores, por isso eu costumo retira do fogo quando ele começa a cheirar e está fofinho (aperte ligeiramente com os dedos).
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
-
marcia barbosa - 13/03/2015 Ã s 19:54
-
Cleide O. Santos - 26/04/2016 Ã s 19:39
-
Isabel - 01/03/2018 Ã s 21:44
Comentar 3