Entradas
O Ceviche é um prato muito popular no Peru. Lá, eles marcam encontro com os amigos para degustá-lo, como nós marcamos um chop ou um caf’é aqui no Brasil. O peixe utilizado deve ser fresco, branco e de preferência o linguado, pescada branca, robalo ou tilápia. O camarão, costumo usar o barba roxa ou o rosinha. Em alguns lugares do Peru e Chile, eles acompanham com choclo (milho peruano maior que o brasileiro) e uma espécie de batata escura (nós a substituimos por batata doce). Este aqui foi preparado para nós pelo meu sobrinho Arthur Góes. Ficou uma delícia! Aprovadíssimo!
Ingredientes
300 g de peixe branco
20 camarões médios
1 cebola roxa fatiada bem fina
1/2 xícara (chá) de suco de limão (de preferência siciliano)
1/3 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho socado
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de coentro picadinho
2 pimentas de cheiro (sem ardor) picadinhas (sem semente)
1 lata de milho verde em conserva (sem caldo)
30 g de gengibre fatiado (em conserva)
2 batatas doce cozidas
Modo de preparo
Cortar o peixe em cubos de 2 cm, temperar com o suco de limão, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescentar a cebola e reservar na geladeira. Levar água ao fogo e quando levantar fervura, cozinhar os camarões por 3 min. Retirar da panela e colocar em água gelada com cubos gelo por 2 minutos (choque térmico). Escorrer e incorporar ao peixe reservado. Deixar na geladeira por mais 10 minutos. Após esse tempo, retirar da geladeira e adicionar o coentro. Servir acompanhado de gengibre, milho verde e fatias de batata doce.
Nota: Cuidado ao espremer o limão para que o sumo da casca e da parte branca não deixe um gosto amargo no ceviche. Na foto não consta o coentro e as pimentas de cheiro, pois o Arthur não colocou, mas eu não dispenso!
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
-
Betty Erthal - 18/12/2013 Ã s 10:23
Comentar 1