Carnes
Adoro comida chinesa! Após fazer um maravilhoso curso com um chef chinês, que nos deu dicas preciosas, parti para adquirir os utensílios utilizados no seu preparo e também os pratos a serem servidas as comidas. Hoje tenho tudo que é necessário para realizar um jantar típico, inclusive o kimono. O que mais me encanta na comida chinesa, é o seu colorido, sem falar no sabor. Dá um pouco de trabalho para organizar os ingredientes, mas depois é “ladeira abaixo”, fácil de preparar e sucesso garantido!
Ingredientes
1/2 k de alcatra em bifes finos e depois cortados em quadrados de 2 cm
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de maizena
sal (pouco) e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de vinho de arroz
8 colheres (sopa) de óleo de soja
8 vagens cortadas diagonalmente em 4 partes
6 flores de brócolis
6 flores de couve-flor
1 cenoura fatiada no sentido do comprimento
1 cebola cortada em cubos
1/2 pimentão verde, 1/2 vermelho e 1/2 amarelo cortados em tiras
4 folhas de acelga cortadas em tiras
4 folhas de repolho branco e 4 folhas do roxo cortadas em tiras
1/ 2 copo americano de água (misturado a 1 colher de chá de maizena)
1/2 copo americano de shoyu
1 pitadada de aji-no-moto
1 colher (café) de óleo de gergelim torrado
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Modo de preparo
Temperar a carne com sal, pimenta-do-reino, clara de ovo, vinho de arroz e maizena. Reservar. Cozinhar a vagem, o brócolis, a couve-flor e a cenoura no vapor. Reservar. Em um recipiente, misturar a pitada de aji-no-moto, o shoyu, a água com a maizena e a pitada de açúcar. Reservar. Levar ao fogo uma Wok (panela chinesa) com 4 colheres de óleo e fritar ligeiramente a carne. Reservar. Na mesma panela, acrescentar as 4 colheres de óleo restante e fritar a vagem, o brócolis, a couve-flor, a cenoura, a cebola, os pimentões, as folhas de acelga e de repolho. Voltar a carne para a panela misturando às verduras, acrescentar a mistura reservada com o shoyu, baixar o fogo e deixar tomar gosto (o molho deve ficar cremoso e transparente). Provar o sal (acrescentar mais se necessário) e colocar agora o óleo de gergelim. Tranferir para uma travessa e polvilhar a cebolinha verde. Servir imedietamente.
Nota: esse prato é apenas um pouco trabalhoso, parece difícil, mas é delicioso de se fazer. Para facilitar, podemos comprar as verduras já cortadinhas para Yakissoba e acrescentar algum ingrediente que faltar. Voce pode servir misturado ao macarrão chinês facilmente encontrado em supermercados ou com um arroz bem soltinho.
Nota 2: a panela utilizada pode ser uma da sua cozinha, mas a wok facilita o manuseio dos ingredientes, deixando-os crocante, permitindo que o calor seja distribuido por toda a sua superfície, quase não havendo perda de nutrientes.
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
Ainda não há comentários para esta receita.
Seja o primeiro a comentar!
Comentar 0