Tiragostos
O Bolinho de Feijoada é um famoso petisco nos Botecos do Rio de Janeiro onde foi criado! Seu recheio de couve mineira refogada no bacon completa essa delícia! Fácil de preparar, você pode utilizar a sobra de uma feijoada ou preparar uma com menor quantidade, mas sem deixar de utilizar os ingredientes básicos. Servir acompanhada de um gostoso molho de pimenta ou ainda torresmo e rodelas de laranja.
Ingredientes
Uma tijela de feijoada pronta sem os ossos (500 g aproximadamente)
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho socados
farinha de mandioca o quanto baste (reserve 1 xícara)
1 colher (sopa) de polvilho azedo
farinha de rosca o quanto baste para empanar
Óleo de soja o quanto baste para fritar
Recheio:
1 colhere (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de bacon picadinho
1 maço de couve cortado bem fininho (à mineira)
Modo de preparo
Bater a feijoada no liquidificador com o seu caldo e todas as carnes (cuidado para não deixar ossinhos). Reservar. Levar uma panela ao fogo, aquecer o azeite, dourar alho e refogar o feijão batido. Acrescentar a farinha de mandioca ao poucos sem parar de mexer até engrossar e soltar da panela. Deixar esfriar , adicionar o polvilho azedo e misturar bem. A massa deve ficar consistente e homogênea. Reservar. Em uma frigideira, colocar o azeite, o alho e o bacon. Dourar e juntar a couve. Refogar por uns 2 minutos e reservar. Abrir pequenas porções da massa na mão, rechear com a couve refogada e fechar moldando o bolinho. Passar na farinha de rosca para empanar, fritar em óleo quente e escorrer em papel toalha. Servir em um pratinho acompanhado de pimenta de cheiro.
Nota: se você preparar uma feijoada especificamente para fazer o bolinho, não deixe de utilizar os ingredientes básicos, como paio, calabresa, charque (carne seca) e costelinha dessalgada ou defumada. Essa receita rende aproximadamente 20 bolinhos.
Galeria de imagens
Aguarde, enviando comentário...
Ainda não há comentários para esta receita.
Seja o primeiro a comentar!
Comentar 0