Parceiro 6

Sopas e Caldos

Sopa de Abóbora Japonesa com Camarões

Publicado por: Fátima Pinto
em

Comentar 1

Sopa de Abóbora Japonesa com Camarões

Esta é uma sopa francesa deliciosa (consomê), que aprendi com uma brasileira que estudou lá. Eu estava em um supermercado de São Paulo, quando vi uma moça comprando essa abóbora “enrugada” e tão diferente da nossa aqui do nordeste ( hoje a encontramos facilmente em supermercados). Curiosa, perguntei que prato ela faria e ela me deu essa receita, explicando que essa abóbora era a melhor para sopas, por ser muito cremosa e sem fiapos. Comprei imediatamente, fiz no mesmo dia e todos adoraram! 

Ingredientes

1 k de abóbora japonesa (sem casca)
1 litro de água
1 sachê (ou cubo) de caldo de legumes
1/2 k de camarão barba roxa sem casca
1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
2 dentes de alho socados
1 ceboa pequena ralada (ou picadinha)
1 colher (sopa) cheia de cebolinha verde picadinha 

Modo de preparo

Limpar os camarões retirando as tripinhas, lavar com limão e cortar cada um em 3 pedaços. Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto e reservar. Descascar a abóbora, retirar as sementes e cortar em cubinhos. Levar ao fogo 1 litro de água e quando ferver, acrescentar o sachê de legumes e os pedacinhos de abóbora. Cozinhar bem até que ela esteja bem macia (espetar com um garfo). Bater no liquidificador e reservar. Em uma panela grande, colocar a manteiga com um fio de azeite e refogar o alho e a cebola. Acrescentar os camarões reservados e cozinhar ligeiramente (até que eles fiquem rosados). Incorporar o creme de abóbora, baixar o fogo e deixar tomando gosto por aproximadamente 10 minutos (mexer de vez em quando). Provar o sal e servir em uma sopeira ou em tigelinhas individuais polvilhadas com cebolinhas verdes.

Nota: 1 k de camarão após descascado, rende 1/2 k. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

1 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • Glória Maria Marthe - 03/03/2016 às 14:48

    Comia muito essa sopa na casa de amigos franceses e marfinenses em Côte D'Ivoire. Preparei a sopa seguindo esta receita e amei. Morei em Côte D'Ivoire exatos 30 anos e nem imaginava como fazia esta sopa. Trabalho agora com sopas em Belém do Pará, sou carioca perdida aliás achada por aqui e quero agradecer este post por ter me ajudado a ser tão elogiada pelos clientes. Abraços e nota 1000. Ficou melhor que as sopas que comi em Abidjan.