Parceiro 5

Sanduíches

Sanduiche de Pernil do Mercadão

Publicado por: Fátima Pinto
em 12 de Agosto de 2013

Comentar 0

Sanduiche de Pernil do Mercadão

Sempre vi meu saudoso pai fazendo sanduiche de Pernil! Hoje é uma febre nas ruas paulistanas, principalmente no Mercadão Municipal! O preparo é simples, mas é fundamental usar um ótimo pão francês! Hoje, um domingo a noite, preparei para a família esses deliciosos sanduiches! 

Ingredientes

1 k de pernil desossado
1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
6 dentes de alho
2 folhas de louro
1 copo americano de vinho branco seco
1 fio de óleo
1 copo americano de suco de abacaxi (bater 2 fatias quase sem água e coar)
açúcar para polvilhar
2 cebolas em rodelas
2 tomates em rodelas
1 fio de óleo para refogar as cebolas e os tomates
100 g de provolone fatiado (ou mussarela)
pão francês fresquinho (8 unidades) 

Modo de preparo

Deixar o pernil de molho em água com 1 limão por 2 horas. Escorrer a água e temperar o pernil com alho, folha de louro, sal e pimenta-do-reino. Colocar o vinho branco e deixar de um dia para o outro na geladeira. Transferir para uma assadeira com todo o caldo, acrescentar um fio de óleo, cobrir com papel alumínio e levar ao forno aquecido por 1 hora e meia. Retirar o papel, colocar o suco grosso de abacaxi, polvilhar com um pouco de açúcar e deixar por mais 10 minutos. Retirar do forno, colocar em uma tábua e fatiar. Colocar em uma travessa com o molho da assadeira e reservar. Em uma chapa ou uma frigideira antiaderente (usei a minha paejeira), colocar um pouco de óleo e fritar ligeiramente as fatias do pernil e ao lado, as cebolas e os tomates. Sobrepor 3 fatias de pernil, colocar o queijo sobre elas, borrifar água sobre o queijo e tampar por apenas 5 segundos (fiz isso na própria panela). Retirar a tampa, colocar outra fatia de pernil e por cima cebola e tomate. Com uma espátula, colocar esse recheio no pão francês e saborear esse delicioso sanduiche! Acompanhei de mostarda agridoce, catchup e maionese.

Nota: como o pernil era pequeno, não foi preciso mais de 1 hora e meia para o seu cozimento. As fatias ficaram pequenas, mas foi muito bom, porque elas absorveram o molho e ficaram bem suculentas. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!