Parceiro 5

Carnes

Rabada ao Vinho Tinto com Purê de Macaxeira

Publicado por: Fátima Pinto
em 20 de Agosto de 2013

Comentar 1

Rabada ao Vinho Tinto com Purê de Macaxeira

Apesar da Rabada ser um prato de origem europeia, ela é encontrada facilmente nos botecos de bairro, assim como em alguns dos melhores restaurantes do Brasil! Em Maceió, temos lugares que servem maravilhosas Rabadas. É um dos meus pratos favoritos! Já comi com agrião, polenta, batatas, pirão ou simplesmente com salada de tomates e cebolas! Mas com purê de macaxeira é maravilhoso! Resumindo, gosto de rabada de todas as maneiras! 

Ingredientes

1 1/2 k de rabada
sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
1 colher (sopa) de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
2 tomates grandes e maduros picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1/2 pimentão picado
2 folhas de louro
2 pimentas de cheiro picadinhas (sem sementes e sem ardor)
2 colheres (sopa) de cheiro verde
1 copo americano de vinho tinto seco
1 sachê de caldo de bacon (opcional)
1/2 litro de água 

Modo de preparo

Lavar bem a rabada com água e limão (ou vinagre) e depois retirar o excesso de gordura. Temperar com sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto. Levar ao fogo uma panela de pressão com o azeite e selar a carne (fritar ligeiramente dos dois lados). Incorporar o alho, a cebola e refogar um pouco. Acrescentar os tomates, o extrato, o pimentão, as pimentas, o cheiro verde e as folhas de louro. Refogar por uns 10 minutos em fogo baixo e colocar o vinho tinto. Deixar evaporar um pouco, acrescentar o sachê de bacon e 1/2 litro de água fervente. Tampar a panela e contar 1 h à partir do momento em que começar a chiar. Após esse tempo, deixar sair a pressão naturalmente, destampar e provar o sal e a textura da carne, que deve estar bem macia, quase soltando dos ossos. Cozinhar por mais uns 10 minutos sem tampar a panela, para secar um pouco o caldo. Servir sobre um delicioso purê de macaxeira e decorar a gosto.

Nota: se quiser substituir o purê por pirão (que adoro), retirar da panela uma parte do molho e passar ligeiramente no liquidificador ou em uma peneira grossa. Voltar ao fogo em outra panela e acrescentar um pouco de farinha de mandioca mexendo vigorosamente, devendo ficar com uma consistência bem molinha. Nesse caso, acompanhar também de arroz e batatas cozidas. De ambas as maneiras, você vai adorar! 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

1 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • Gilberto Costa - 04/01/2014 às 22:39

    Deu água na boca só de ler a receita. Em breve vou executar e provar o produto. Aguarde nota.