Parceiro 5

Frutos do Mar

Polvo à Lagareiro com Batatas ao Murro

Publicado por: Fátima Pinto
em 10 de Agosto de 2013

Comentar 0

Polvo à Lagareiro com Batatas ao Murro

Prato típico português, que há muito tempo eu vinha pensando em fazer! Pesquisei várias receitas e optei pela simplicidade e originalidade dessa aqui. O polvo é cozido e depois grelhado ou assado no forno. A expressão lagareiro designa uma pessoa que trabalha num “lagar”, na produção do azeite. Dessa forma, o nome da receita é devido a utilização de azeite em abundância. Encontrei tentáculos de polvo enormes e arrisquei! Foi a primeira vez que fiz e não esperava um resultado desse! Maravilhoso! 

Ingredientes

1 k de polvo
1 cebola grande (ou 2 médias)
2 folhas de louro
1 1/2 xícara de azeite
10 dentes de alho descascados
10 batatas pequenas
2 colheres (sopa) de sal grosso
1 raminho de coentro picadinho
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo

Colocar os tentáculos de polvo em uma panela de pressão, cobrir com água e acrescentar a cebola e as folhas de louro. Contar 45 minutos à partir do começo da pressão. Enquanto isso, escovar bem as batatas em água corrente e levar ao fogo para cozinhá-las conservando as cascas. Escorrer, colocá-las em uma assadeira, polvilhar sal grosso e levar ao forno por 10 minutos. Após esse tempo, retirar do forno e bater cada uma para retirar o sal grosso. Em uma tábua, colocar as batatas e dar um murro de leve em cada uma delas. Arrumá-las em um refratário fundo e reservar. Quando o polvo estiver cozido, escorrer a água do seu cozimento (descartar a cebola), cortar os tentáculos em pedaços grandes e colocar em uma assadeira. Despejar sobre eles o azeite, incorporar bem e acrescentar os dentes de alho inteiros. Levar ao forno por 10 minutos (tempo suficiente para cozinhar os dentes de alho). Polvilhar o coentro e retirar do fogo. Colocar o polvo por cima das batatas, bem regado com todo o azeite e os dentes de alho. Servir acompanhado de pão francês fatiado. O sabor é indescritível!

Nota: algumas receitas continham cebolas em pedaços ou em rodelas. A receita original é essa que fiz, mas confesso que na próxima vez irei utilizá-las. O pão francês molhadinho no azeite, com aquele gostinho de alho…hummmmmmm. Perfeito! Uma dica importante é levar ao forno as batatas e o polvo ao mesmo tempo, para que fiquem prontos juntos, pois o azeite deve estar muito quente ao ser servido. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!