Parceiro 6

Carnes

Pernil Assado Ao Vinho E Abacaxi

Publicado por: Fátima Pinto
em 10 de Dezembro de 2012

Comentar 0

Pernil Assado Ao Vinho E Abacaxi

Este pernil é mais uma das receitas da minha mãe, que para mim tem o cheiro e o gosto das festas em minha casa, principalmente o Natal e Ano Novo! É fácil de preparar e delicioso! O segredo é cozinhar bem, antes de levar ao forno. O açúcar no final, faz com que ele fique douradinho, além de “quebrar” a acidez do limão. Paulinho, filho da minha prima Lela, adora esse pernil e ainda esconde o que sobra para comer no dia seguinte. 

Ingredientes

1 pernil de aproximadamente 6 k (sem a capa de gordura)
sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
suco de 4 limões thaiti
6 dentes de alho
1 molho de salsinha
2 folhas de louro
6 hastes de cebolinha verde picadas
2 cebolas médias raladas
1 garrafa de vinho branco seco
500 ml de suco de abacaxi (da própria fruta) 

Modo de preparo

Furar bem o pernil com um garfo de 2 dentes e temperar com todos os ingredientes acima, menos o suco de abacaxi e o açúcar. Deixar tomando gosto de um dia para o outro na geladeira, coberto com papel alumínio. Levar ao fogo para cozinhar, virando sempre de todos os lados (baixar o fogo quando começar a ferver). Após cozido (aproximadamente 1 h e meia), colocar em uma assadeira, despejar o suco bem grosso do abacaxi (coado) e polvilhar com açúcar. Levar ao forno para dourar, regando sempre com o seu próprio molho. Virar o pernil e proceder da mesma maneira (polvilhar o açúcar e regar sempre). Colocar em uma travessa, regar com um pouco do molho (o restante deve ser servido em uma molheira) e decorar com alface, cerejas e abacaxi dourado na manteiga. Acompanhar de farofa, arroz refogado e salada. Gosto muito também de servir com talharim ao molho de tomate caseiro.

Nota: Deixo para assar por último, o lado do pernil que ficará para cima. Este eu cortei algumas fatias com a faca elétrica para facilitar na hora de servir. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!