Parceiro 6

Carnes

Paleta de Carneiro Assada com Batatas e Cenouras Caramelizadas

Publicado por: Fátima Pinto
em

Comentar 0

Paleta de Carneiro Assada com Batatas e Cenouras Caramelizadas

A paleta é a parte dianteira do carneiro. Para mim é mais saborosa que o pernil (pata traseira). É ideal para assar ou grelhar. Com a mistura de azeite, vinho e ervas, ficou di-vi-na! 

Ingredientes

1 paleta de 1,5 a 2 k (sem a glândula)
2 limões
4 dentes de alho
sal, pimenta e cominho a gosto
1 ramo de alecrim (1 colher de chá) picado
1 colher (sopa) de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de mangericão
2 copos (americanos) de vinho branco seco
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de mel de abelha
2 batatas cortadas em rodelas grossas
250 g de cenouras baby caramelizadas 

Modo de preparo

Colocar a paleta num recipiente fundo, espremer os limões, cobrir com água e deixar por 1 hora. Escorrer (sem lavar para conservar o limão), colocar numa assadeira ou um pirex refratário e temperar com alho, sal, cominho e pimenta-do-reino. Acrescentar o mangericão, o alecrim, o hortelã e o vinho branco seco. Cobrir com o papel alumínio e levar à geladeira até o dia seguinte (ou no mínimo por 8 horas). Retirar o papel, regar com o azeite, cobrir novamente e levar ao forno por aproximadamente 2 horas e meia. Após esse tempo, retirar o papel, pincelar com o mel e permanecer por mais 40 minutos no forno regando sempre com o caldo que se formou. Nesse meio tempo, cozinhar as batatas (com cuidado para não passar do ponto, pois elas ainda irão ao forno) e colocar na água gelada para interromper o cozimento. Reservar e escorrer apenas quando for utilizá-las. Preparar as cenouras caramelizadas (ver site *) e quinze minutos antes de retirar o carneiro do forno, incorporar de um lado as batatas com alecrim picado e do outro, as cenouras. Servir com arroz refogado e farofa de cuscuz.

Nota: o tempo de forno sempre vai depender da potência do seu fogão. Verifique se a carne está macia antes de retirar do forno (teste utilizando 2 garfos para separar a carne). Se necessário, deixe por mais alguns minutos sem esquecer de regar com o molho. Pode acrescentar mais azeite para não secar.
*Fico devendo a receita da cenoura caramelizada. Colocarei no site ainda nesta semana. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!