Parceiro 6

Carnes

Osso Buco com Legumes e Vinho Tinto

Publicado por: Fátima Pinto
em 13 de Maio de 2013

Comentar 0

Osso Buco com Legumes e Vinho Tinto

Este prato é parecido com o Goulash, prato húngaro, que nada mais é, do que um guisado de músculo em cubos com legumes e vinho! A diferença é que utilizei o osso buco (músculo com osso) que encontrei em um açougue do Mercado Municipal de São Paulo! Achei tão bonito o corte mais fino que o normal, que não resisti e comprei! A espessura facilitou bastante o seu cozimento. Ficou tão macio que até a minha netinha comeu! 

Ingredientes

1 k de osso buco cortado fino (1.5 cm de espessura)
5 dentes de alho esmagados
cominho, sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (chá) de manteiga
2 batatas cortadas em cubos
1 cenoura cortada em cubos
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
2 tomates cortados em cubos
1/2 pimentão cortado em cubos
1/2 copo (americano) de molho de tomate
1 colher (chá) de salsinha picada
1/2 copo (americano) de vinho tinto seco 

Modo de preparo

Temperar a carne com alho, cominho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixar por 2 horas nesse tempero e depois passar cada pedaço na farinha de trigo. Levar ao fogo uma panela de pressão com 1 colher (sopa) de óleo e a manteiga. Quando aquecer, fritar ligeiramente as fatias de carne (dar uma selada) e reservar em um recipiente com o molho que se formou. Na mesma panela, acrescentar a outra colher de óleo e refogar a cebola, o tomate e o pimentão. Acrescentar o molho de tomate, a salsa, a batata e a cenoura. Refogar um pouco mais e acrescentar a carne reservada e o vinho tinto deixando-o evaporar um pouco. Cobrir com água e tampar a panela. Quando começar a chiar (dar pressão), contar 30 minutos e após esse tempo, desligar o fogo. Deixar esfriar e destampar a panela . Corrigir o sal e servir acompanhado de arroz e salada ou simplesmente de torradas ou pão fresco.

Nota: se achar que a carne ficou com muito caldo, deixar em fogo baixo mais um pouco, tendo o cuidado de não “pegar” na panela. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!