Parceiro 6

Peixe

Moqueca de Arraia

Publicado por: Fátima Pinto
em 05 de Dezembro de 2013

Comentar 0

Moqueca de Arraia

Muitas pessoas tem preconceito contra Arraia e elas não sabem o que estão perdendo. É um peixe cartilaginoso e de sabor suave. Pode ser preparado de várias maneiras, mas a moqueca é a minha preferida. Procuro colocar o mínimo possível de dendê e leite de coco, para não mascarar o seu gosto tão peculiar. Vale a pena provar. 

Ingredientes

1 1/2 k de Arraia sem couro e em pedaços
2 limões
alho, sal e pimenta-do-reino a gosto
2 tomates maduros picados
1 cebola grande picada
1/2 pimentão verde picado
2 pimentas de cheiro picadas (sem ardor)
3 colheres (sopa) de coentro picadinho
1 colher (sobremesa) de colorau
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de óleo de urucum (opcional)
4 colheres (sopa) de azeite dendê
2 tomates em rodelas
1 cebola em rodelas
1/2 pimentão verde em rodelas
200 ml de leite de coco 

Modo de preparo

Retirar o couro da Arraia e uma camada gordurosa que existe logo abaixo dele. Cortar em pedaços e colocar por uns 15 minutos na água de limão. Escorrer e temperar com alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixar tomando gosto por 15 minutos. Enquanto isso, em uma panela de barro colocar o azeite, 2 colheres de óleo de urucum e 2 colheres de azeite dendê. Girar com cuidado a panela para que ela fique completamente untada. Fazer uma “cama” com o tomate picado, a cebola picada, o pimentão picado, o colorau e o coentro (reservar 1 colher para a finalização do prato). Por cima colocar os pedaços de Arraia e as rodelas de cebola, tomate e pimentão. Regar com o leite de coco, o restante do azeite dendê e do óleo de urucum. Tampar a panela e cozinhar por uns 45 minutos em média, girando com cuidado a panela de vez em quando para evitar que o peixe pegue no fundo. Provar o sal, acrescentar o restante do coentro e deixar por mais 2 minutos. Servir acompanhada de arroz refogado, farofa e molho de pimenta com o próprio caldo da moqueca.

Nota: podemos comprar nos mercados a Arraia já sem o couro e partida em pedaços, vai facilitar bastante. Essa foi pescada por um amigo da minha prima e chegou aqui fresquinha. O óleo de urucum não é fácil de encontrar, por isso eu faço o meu, colocando as sementes no óleo ou no azeite e deixando por meses apurando. Depois é só coar e utilizar em variados pratos. Fica ótimo em galinha e peixada. Dá uma cor maravilhosa. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!