Parceiro 5

Molhos Básicos

Molho Italiano de Tomates

Publicado por: Fátima Pinto
em 02 de Novembro de 2013

Comentar 0

Molho Italiano de Tomates

Esse é um molho italiano fácil e muito saboroso. Utilizo tomates italianos maduros e firmes (eles são ovais, com a polpa tenra e pouca semente, além de adocicados). Costumo utilizá-lo em massas, pizzas e parmegianos. Uma delícia! 

Ingredientes

1/2 k de tomates italianos maduros
1 cebola picada
pimentão (1 tirinha verde, uma vermelha e outra amarela)
1 colher chá de alho espremido
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de orégano
8 azeitonas pretas (usei verde)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite extra virgem a gosto 

Modo de preparo

Dar um corte em forma de cruz nos tomates e colocá-los por 30 segundos em água fervendo (o suficiente para cobri-los). Escorrer e colocar em água com gelo. Retirar a pele e os pedúnculos com a ponta da faca, cortar em 4 partes (ou mais) e retirar grosseiramente as sementes (com cuidado para não perder o sumo do tomate). Levar ao fogo e acrescentar a cebola, o pimentão, o alho, as folhas de manjericão e o açúcar. Adicionar 1 copo de água e cozinhar em fogo baixo até adquirir a consistência desejada. Acrescentar o orégano e as azeitonas. Provar o sal e acrescentar o queijo ralado. Servir de preferência sobre massas italianas. Finalizar com azeite extra virgem e queijo ralado.

Nota: comumente refogamos o alho e a cebola no azeite, mas preferi evitar a fritura e deixar o molho menos calórico. O azeite entrou apenas na finalização do prato. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!