Parceiro 6

Frutos do Mar

Lagostas Gratinadas em Manteiga de Ervas e Crosta de Farinha de Rosca e Parmesão

Publicado por: Fátima Pinto
em 21 de Outubro de 2016

Comentar 0

Lagostas Gratinadas em Manteiga de Ervas e Crosta de Farinha de Rosca e Parmesão

 A Lagosta é considerada a rainha dos mares e é sempre preparada em ocasiões especiais, acompanhada de um bom espumante! Aqui ela foi recheada com manteiga de ervas e polvilhada com farinha de rosca e parmesão e levada ao forno para gratinar. Ficou macia e deliciosa!

Ingredientes

5 lagostas pequenas
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
suco de 1/2 limão (1 colher de sopa)
ervas frescas (manjericão, orégano, coentro e tomilho)
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colhere (sopa) de farinha de rosca
2 colhers (sopa) de parmesão ralado na hora
 
Nota: você pode utilizar também salsinha, alecrim ou outras ervas de sua preferência.
           

Modo de preparo

 Levar ao fogo as lagostas inteiras e cozinhar na água e sal até que elas fiquem bem vermelhas (em torno de 10 a 15 minutos). Deixar esfriar, retirar as cabeças com cuidado e abrir pelas costas no sentido do comprimento com a ajuda de uma tesoura de cozinha. Dar um corte com uma faca afiada sem separar completamente as duas partes e retirar a tripa. Reservar, Colocar em um recipiente fundo (bowl) a manteiga, o suco de limão e as ervas picadinhas. Betar com um mix ou levar ao liquidificador. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Colocar essa manteiga temperada sobre cada cauda de lagosta e polvilhar com a mistura de farinha de rosca e parmesão. Forrar uma assadeira com papel alumínio, regar com um pouco de azeite e colocar as caudas. Levar ao forno para gratinar por cerca de 5 minutos e servir imediatamente acompanhada de legumes de sua preferência (aqui usei brócolis no vapor temperado com sal e azeite) e um bom espumente.

Nota: colocar as lagostas na água fria com sal e levar ao fogo. Assim que  ferver, baixar o fogo, pois ela tem que ser cozida lentamente. Nesse meio tempo, preparar a manteiga de ervas.

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!