Parceiro 5

Tiragostos

Espetinho de Gato

Publicado por: Fátima Pinto
em 03 de Julho de 2013

Comentar 0

Espetinho de Gato

Adoro fazer esses churrasquinhos de carne, conhecidos aqui em Maceió como espetinho de gato! Costumo incrementá-los com tomate, cebola e pimentão, mas também ficam deliciosos com um pedacinho de bacon ou gordurinha de charque. O cheiro é de enlouquecer, principalmente os vizinhos que não foram convidados! Dessa vez fiz uma parte apenas com carne, e outra sem pimentão, pois muitos não gostam. Eu não dispenso! Os espetinho ficam coloridos e deliciosos! 

Ingredientes

1 k de carne de boi em cubos (uso a parte mole da chã de dentro ou alcatra)
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino e cominho
1 colher (sopa) de alho socado
1/2 colher (sopa) de colorau
3 colheres (sopa) de óleo de soja
4 tomates maduros cortados em cubos
3 cebolas em cubos
1 pimentão em cubos
20 espetinhos de madeira 

Modo de preparo

Colocar os espetinhos de madeira de molho na água por 30 minutos, para que eles não queimem quando colocados na brasa. Temperar os cubos de carne com pimenta-do-reino, cominho, alho, colorau e óleo de soja. Reservar. Cortar os tomates, as cebolas e o pimentão em cubos e começar a montar os espetinhos. Colocar primeiro um cubo de carne, um pedaço de cebola, um de tomate e um de pimentão. Ao todo, colocar 4 pedaços de carne, ou menos se preferir. Fazer alguns sem pimentão, outros sem cebola e ainda, outros apenas de carne, para atender à todos os gostos. Levar à churrasqueira bem perto da brasa para que eles fiquem bem dourados por fora e suculentos por dentro. O ponto de mal ou bem passado fica “ao gosto do freguês”.

Nota: 1 k de carne rende aproximadamente 20 unidades. Podemos fazê-los também de frango, coração, porco ou carneiro. Nessa última opção, utilizo alecrim, hortelã e manjericão. Os espetinhos fizeram o maior sucesso nas festas juninas da minha rua! 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!