Parceiro 5

Feijão

Dobradinha À Minha Moda

Publicado por: Fátima Pinto
em 24 de Setembro de 2012

Comentar 0

Dobradinha À Minha Moda

Como toda nordestina que se preze, não dispenso o charque na dobradinha! Procuro também evitar o excesso de gordura, portanto, utilizo apenas um pouco de azeite e não coloco bacon. Desta maneira, podemos degustar um prato saboroso, sem culpa na consciência! 

Ingredientes

800 g de feijão branco
1 k de bucho (limpo)
2 linguiças calabresa
300 g de charque
1 limão
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
1 colher (chá) de alho socado
2 tomates maduros picados
1/4 de pimentão picado
1 colher (sopa) de cheiro verde (salsa, coentro e cebolinha)
2 colheres (sopa) de purê de tomate
3 folhas de louro
2 pimentas de cheiro picadinhas (sem ardor)
sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto 

Modo de preparo

Um dia antes, colocar o feijão e o charque de molho (em recipientes separados). No dia seguinte, escorrer o charque e cortar em pedaços pequenos. Escorrer também o feijão. Escaldar as linguiças e cortar em rodelas. Reservar. Colocar o bucho em uma panela de pressão com suco de 1 limão e 1 folha de louro. Cobrir com água e cozinhar por 40 minutos, contados à partir do momento em que a panela começar a chiar. Cortar em tiras ou pedaço pequenos. Levar ao fogo uma panela de pressão grande (a minha tem 12 litros) e refogar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar o purê de tomate, a cebola, as pimentas, os tomates, o pimentão, as folhas de louro e o cheiro verde. Refogar um pouco e acrescentar o charque, as linguiças e o bucho. Temperar com sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto. Refogar bastante e acrescentar o feijão. Refogar mais um pouco para o feijão tomar gosto e cobrir com 2 dedos de água. Tampar a panela e quando der pressão, deixar por 50 minutos no fogo baixo. Servir com arroz refogado, farofa de manteiga ou de soja (ver o site) e um bom molho de pimenta de cheiro.

Nota: Se vc não tiver uma panela de pressão grande, e quiser fazer essa quantidade, proceda da seguinte maneira: cozinhe o bucho e reserve. Depois cozinhe o charque e a seguir o feijão. Faça o refogado em uma panela grande e acrescente tudo. Deixar em fogo baixo para incorporar bem todos os temperos. Você pode também, fazer apenas a metade da receita, pois esta é para muita gente, ideal para festas, servidas como almoço ou tira gosto. Aqui em Maceió, vários barzinhos servem a dobradinha em forma de caldinhos. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!