Parceiro 5

Frutos do Mar

Bobó de Camarão

Publicado por: Fátima Pinto
em 04 de Fevereiro de 2015

Comentar 0

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão é um prato delicioso e que tem como base um ensopado de camarão com um creme de macaxeira ao coco. Aqui usei uma dica do Rodrigo Hilbert e cozinhei a macaxeira na espagueteira, tendo o fundo forrado com as cascas e cabeças dos camarões. Ficou divino!

Ingredientes

2 k de camarão com casca (após descascado fica 1 k)
suco de 1/2 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 1/2 k de macaxeira (1 k e 200 g após descascar)
5 dentes de alho triturados
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
3 cebolas picadas
4 tomates maduros picados
1/2 pimentão picado
3 pimentas de cheiro picadinhas (sem ardor)
1/2 maço de coentro picado
3 folhas de cebolinha verde picadinhas
2 colheres (sopa) de extrato de tomate 
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 concha do caldo de camarão (coado)
sal e pimenta-do-reino a gosto
500 ml de leite de coco industrializado (ou natural)


 

Modo de preparo

Limpar os camarões e reservar as cascas e as cabeças. Temperar com sal, pimenta-do-reino e limão. Reservar. Descascar a macaxeira e cortar em cubinhos (retirar o cordão do miolo). Levar ao fogo a panela da espagueteira (chamamos de "camisa") com as cascas e as cabeças dos camarões. Colocar a outra parte (furadinha) com a macaxeira em cubos e cobrir com água e pouco sal. Cozinhar até ficar bem macia. Bater grosseiramente no liquidificador a macaxeira ainda quente com o leite de coco e reservar (machuquei uma parte com um amassador de batatas para encorpar mais o creme). Em uma panela. colocar o azeite e refogar o alho e as cebola. Acrescentar o pimentão, as pimentas de cheiro, os tomates, o extrato e o cheiro verde. Refogar em fogo baixo até amaciar bem. Incorporar o dendê, os camarões e 1 concha do caldo das cascas e cabeças (coado). Quando os camarões estiverem rosados (cozidos), acrescentar o creme de macaxeira. Provar o sal e deixar em fogo médio por 8 minutos mais ou menos, sempre mexendo para não pegar na panela. Servir com arroz refogado e uma pimentinha à parte.

Nota: se preferir, faça o caldo do camarão em uma panela à parte ou utilize caldo em pó se comprar os camarões já descascados.
          Aqui em Maceió, temos facilidade de comprar o coco ralado na hora e extrair o leite do coco, mas se você achar difícil, pode comprar industrializado mesmo.
          Bater a macaxeira no liquidificador dividida em duas partes, pois fica um creme espesso.
          Se não possuir espagueteira, cozinhe a macaxeira em uma panela comum com o caldo do camarão. No fim, tudo dá em samba, ou melhor, em Bobó de Camarão.
          

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!