Parceiro 6

Carnes

Bifanas Portuguesas

Publicado por: Fátima Pinto
em 06 de Junho de 2013

Comentar 0

Bifanas Portuguesas

Estes eram os bifes preferidos do meu saudoso pai! Ele chegava na cozinha e dizia que iria preparar as bifanas (bifes finos e mal passados). Começava a pedir pra minha mãe cortar as cebolas, os tomates, os pimentões e etc. (com o seu sotaque português que nunca perdeu). Resultado: não fazia nada, só mandava. Mamãe o colocava pra correr! Rs,rs,rs. Esse é realmente um prato que remota à minha infância! Comfort Food! 

Ingredientes

1/2 k de bifes de alcatra ou contra filé, cortados bem finos e sem gordura
sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto
3 tomates verdes cortados em rodelas (retirar as sementes)
2 cebolas cortadas em rodelas
1 pimentão pequenos em rodelas
1 molho de coentro cortado em pedaços grandes
2 folhas de louro
1/2 colher (sopa) de vinagre
suco de 1/4 de limão
manteiga o quanto baste
azeite o quanto baste 

Modo de preparo

Temperar os bifes com sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto. Reservar. Numa vasilha, colocar os tomates, as cebolas, o pimentão, o coentro, o louro, o vinagre e o suco de limão. Misturar tudo aos bifes e deixar por 30 minutos tomando gosto. Retirar os bifes do molho e fritar ligeiramente 2 a 3 de cada vez, em azeite e manteiga, sempre na proporção de 1 colher (sopa) de azeite para 1 colher (chá) de manteiga (repor sempre que necessário). Vá fritando e reservando em uma travessa, até que todos estejam prontos (mal passados, bem branquinhos). Voltar à frigideira em que estiveram e acrescentar o molho reservado. Incorporar bem e deixar no fogo por uns 3 minutos para que eles tomem gosto e as verduras amolecam um pouco. Servir com arroz branco refogado.

Nota: costumo pedir ao açougueiro que corte os bifes o mais fino possível, pois eles levam apenas “um susto” no fogo. São fritos ligeiramente dos 2 lados, mas não ficam crus. O diferencial é o coentro, que não é normalmente usado em carne. É um simples bife, mas o resultado é maravilhoso! 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!