Parceiro 5

Legumes e Verduras

Berinjela à Parmegiana

Publicado por: Fátima Pinto
em 04 de Junho de 2015

Comentar 0

Berinjela à Parmegiana

 A Berinjela nos dá inúmeras possibilidades de preparo. Apesar do Ratatouille ser o prato com Berinjela mais famoso (trata-se de um Ragu de Legumes proveniente da região da Provença, França), à parmegiana fica maravilhosa! Muito rica em fibras, é indicada em regimes de baixa caloria, para isso devemos utilizar no preparo o queijo mussarela light e molho de tomate caseiro, pois os industrializados possuem sal em excesso. Normalmente servida como acompanhamento, preparada dessa forma pode ser também o prato principal. 

Ingredientes

1 Berinjela grande 
sal (o suficiente para polvilhar em toda a berinjela)
2 xícaras de farinha de rosca temperada
2 ovos
1 pitada de sal e de pimenta-do-reino (para os ovos)
2 xícaras de molho de tomate caseiro
300 g de queijo mussarela
50 g de queijo ralado 
óleo sufuciente para fritar as rodelas de berinjela

Temperos da farinha de rosca:
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de salsa desidratada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

 Retirar as cascas da berinjela com um descascador de legumes e cortar em rodelas de 1/2 centímetro. Colocar em uma peneira, polvilhar com sal e deixar desidratando por 30 minutos. Lavar ligeiramente para retirar o excesso de sal, secar com um papel toalha ou escorrer por mais 30 minutos na peneira. Colocar os ovos em uma tijela, bater com um garfo e temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reservar. Passar as rodelas de berinjela na farinha de rosca temperada, nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Quando todas as rodelas estiverem empanadas, fritar em óleo quente (fogo médio para não queimar) até que fiquem douradas (de preferência em frigideira antiaderente). Em seguida, colocar em papel toalha para secar. Se o óleo estiver muito sujo por causa da farinha, limpe a frigideitra com papel toalha e coloque óleo novo (bastam 2 colheres de sopa por vez).
Montagem do prato: forrar o fundo de um refratário com molho de tomate, dispor uma camada de berinjela, outra de molho, polvilhar queijo ralado e cobrir com queijo mussarela. Repetir a camada, deixando a última de mussarela com queijo ralado por cima. Levar ao forno o tempo suficiente para gratinar. Servir como acompanhamento ou prato principal, acompanhada de arroz  refogado com alho e cebola.

Nota: podemos ainda acrescentar alho desidratado à farinha de rosca. A Berinjela também pode ser preparada com a casca.
          

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!