Parceiro 6

Acompanhamentos

Batatas Ao Murro

Publicado por: Fátima Pinto
em 11 de Dezembro de 2012

Comentar 1

Batatas Ao Murro

Esta é uma clássica receita portuguesa, maravilhosa como acompanhamento de carnes, aves e peixes (assados ou grelhados)! Facílima fazer de fazer e deliciosa! 

Ingredientes

1 e 1/2 k de batatas grandes (aproximadamente 8 batatas)
sal grosso o quanto baste
Alecrim fresco a gosto (retirar os talos)
8 colheres de azeite extra virgem
papel alumínio 

Modo de preparo

Lavar bem as batatas sem descascar e cozinhar numa panela grande em 4 litros de água, por aproximadamente 45 minutos. Após esse tempo, espetar com um garfo para ver se elas estão no ponto. Escorrer e colocar as batatas em um pano de prato limpo. Deixar esfriar um pouco e dar um murro em cada uma delas, deixando-as achatadas e “rachadas”. Forrar uma travessa refratária com sal grosso e colocar as batatas lado a lado. Salpicar mais sal grosso sobre elas, regar com bastante azeite e polvilhar alecrim a gosto. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido (180 graus) por 15 a 20 minutos (vai depender do seu forno). Retirar o papel alumínio, regar com mais um pouco de azeite (para dar aquele brilho) e servir em seguida.

Nota: Esse prato pode ser preparado com alguma antecedência, devendo ser levado ao forno 20 minutos antes da hora de ser servido. Essa quantidade é para um número grande de pessoas, você pode fazer apenas a metade da receita. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

1 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • Yol Furtado - 04/02/2014 às 14:19

    Esta forma de preparar batatas é formidável. Já preparei várias vezes e sempre recebo elogios. Suas receitas são ótimas. Obrigada. Só uma pequena correção: o nome correto deste prato é "batatas a murro".