Parceiro 6

Bacalhau

Bacalhau à Gomes de Sá

Publicado por: Fátima Pinto
em

Comentar 0

Bacalhau à Gomes de Sá

Este é o prato de bacalhau preferido do meu filho Cesinha! É uma receita portuguêsa que está na minha família há muitos anos! É fácil de preparar e deliciosa! O importante é finalizar o prato com um azeite de excelente qualidade. Aqui usei o Hojiblanca, primeira colheita com edição limitada, com 0,15 % de acidez. Um espanhol extra virgem não filtrado, onde podemos degustar do estado natural do produto, mantendo intactos todos os componentes saudáveis do azeite. Simplesmente divino! 

Ingredientes

600 g de bacalhau em lascas (dessalgado)
1 colher (sopa) de alho picado (ou em lâminas)
4 cebolas cortadas em rodelas
1 xícara de azeite
1 colher (chá) de vinagre
pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
4 colheres (sopa) de salsa picadinha
6oo g de batatas cortadas em rodelas grossas
4 ovos cozidos cortados em rodelas
100 g de azeitonas pretas
azeite extra virgem para finalizar o prato 

Modo de preparo

Cozinhar as batatas (deixando-as um pouco durinhas), dar um choque térmico na água gelada para interromper o cozimento e reservar. Levar uma panela ao fogo com o azeite e refogar o alho com a cebola. Acrescentar a folha de louro, o vinagre, a salsinha e o bacalhau. Temperar com a pimenta-do-reino e cozinhar em fogo baixo por 20 minutos aproximadamente, sacudindo a panela de vez em quando para não pegar. Acrescentar as batatas, as azeitonas e mais azeite se achar necessário. Colocar num pirex e levar ao forno por uns 10 minutos. Decorar com rodelas de ovos cozidos e ramos de salsinha. Regar com o azeite extra virgem e servir bem quente, acompanhado de arroz refogado.

Nota: dessalgar o bacalhau, é simplesmente colocá-lo na água de véspera para tirar o excesso de sal. Trocar a água umas duas vezes apenas, pois esse prato pode ser feito com um bacalhau fino, já que vai ser desmanchado em lascas, após retirar as espinhas e a pele. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!