Parceiro 6

Entradas

Atum Em Conserva Caseira

Publicado por: Fátima Pinto
em 09 de Outubro de 2013

Comentar 5

Atum Em Conserva Caseira

Como gosto muito de atum em conserva, pesquisei algumas receitas, escolhi os ingredientes que mais me agradaram em cada uma e montei essa aqui. É fácil de fazer e tem a vantagem de ser conservada na geladeira por vários dias, o que não deixa de ser uma mão na roda para ser usada em massas, sanduiches, saladas, molhos, pizzas e canapés. Vale ressaltar que o atum é um peixe rico em ômega 3, um ácido graxo que protege o coração. 

Ingredientes

1 k e 200 g de filé de atum em pedaços com 3 a 4 cm de altura
4 cebolas cortadas em rodelas grossas
3 dentes de alho em fatias
folhas de louro a gosto
200 ml de azeite
200 ml de óleo de soja
200 ml de vinagre branco
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, colocar a metade do azeite, do óleo e do vinagre. Arrumar as rodelas de cebola no fundo, acrescentar o alho fatiado, as folhas de louro e os pedaços de atum. Regar com o restante do azeite, óleo e vinagre, colocar o restante das folhas de louro e temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixar marinando por 10 minutos. Levar ao fogo e permanecer na pressão por 30 minutos. Deixar esfriar e colocar o atum com as cebolas, as folhas de louro e o alho em vidros esterelizados (ou pirex com tampa) e cobrir com o líquido em que foi cozinhado. Se não for suficiente, completar com azeite. Conservar na geladeira por alguns dias ou no freezer por 3 meses. Essa conserva ficou ma-ra-vi-lho-sa!

Nota: comprar o atum fresco, de preferência a cauda ou postas grossa fechadas (esse me foi vendido pela simpática Rita na balança de peixe da Pajuçara). Retirar a pele e as espinhas e depois cortar como manda a receita. Esterelizar os recipientes da seguinte maneira: lavar bem o vidro e a tampa. Colocar em uma panela alta o suficiente para cobrir todo o vidro e a tampa com água. Ferver por 15 minutos (se a tampa for de metal pode ir ao fogo junto com o vidro sem tampá-lo, se for de plástico, colocar na água após 10 minutos de fervura). Obs: esterelizar os potinhos apenas na hora em que for utilizá-los. 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

5 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

  • Andrea - 29/03/2015 às 16:02

    Olá Fátima, Parabéns pelo site... amei!!! Adorei a ideia de fazer minha própria conserva do atum... Fiquei pensando se 30 minutos na panela de pressão não seria muito, já que peixe cozinha rápido.... Obrigada querida, Bjsss!!!

  • Diego Soares - 13/01/2016 às 08:44

    Conheça esta delícia: https://www.facebook.com/atumtoursdobrasil/ O que há de melhor em Atum em conserva...

  • Alessandra - 04/02/2016 às 17:53

    Fiz e ficou maravilhoso! Melhor que qualquer atum em conserva! Natural e delicioso!

  • Neide Carvalho Melo - 17/03/2016 às 14:32

    Ainda vou fazer mas so de ver os ingredientes sei que vai dar certo. Vou tirar o louro e por o coentro e tentar fazer com suco de tomate pois faço sardinha na pressão com tomate , que fui aperfeiçoando.Receita: Coloque em uma panela de pressão um fio de oleo, arrume rodelas de finas de uma cebola grande, coloque 1k e 300g de sardinhas frescas(limpas sem rabo e cabeça) com a abertura da barriga para cima juntas uma da outra na panela. Despeje a seguinte mistura batida no liquidificador. Coloque três tomates bem maduros em agua fervente ate soltar apele, ,leve-os ao liquidificador com uma colher de cafe de açucar , bata , passe na peneira, por novamente no liquidificador e acrescentar quatro galhos de coentro, uma colher de sobremesa de sal grosso e um dente de alho, bata ate tritura tudo e coloque 1/4 de xicara de oleo (a gosto) e 1/4 de vinagre de maça misture e coloque na panela. Obs.: Se a parte liquida não estiver acima da sardinha coloque um pouco de agua mais ou menos meio centimetros acima e por na pressão 35 m. Espero que goste. Muito obrigado pela receita de atum. Neide. Ba.

  • margareth - 14/12/2017 às 09:12

    Achei muito boa composição desta conserva de atum. Ficou uma dúvida: os trinta minutos na panela de pressão são a partir de colocar no fogo ou a partir de iniciar o chiado( saída de vapor da válvula)?