Arroz

Arroz De Braga

Arroz De Braga

Meu pai, Fernando Pinto, era português da cidade de Figueira da Foz, e não dispensava a culinária da sua terra em nossa casa. Um de seus pratos preferidos era o famoso Arroz de Braga, que acabou sendo também o de toda a nossa família, pois é realmente delicioso! 

Ingredientes

1 1/2 k de sobre-coxa de frango (ou 1 frango inteiro cortado em partes)
5 dentes de alho
sal e pimenta-do reino a gosto
1 limão
100 g de bacon sem gordura em pedacinhos
1 cebola picada
3 tomates maduros
1 linguiça portuguesa (ou calabresa) em rodelas
15 folhas de repolho “rasgadas” em 4 partes
2 colheres (sopa) de cheiro verde (salsa,coentro e cebolinha)
100 g de ervilha fresca
2 colher (sopa) de óleo de soja
2 xícaras de arroz cru
4 xícaras de caldo de frango (ou legumes) Knorr 

Modo de preparo

Lavar o frango com limão, temperar com alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Levar ao fogo o óleo de soja e acrescentar o frango e o bacon picadinho. Refogar um pouco deixando-o dourar. Em seguida, adicionar os tomates, a cebola, a linguiça e o arroz. Refogar e acrescentar as folhas de repolho e o caldo de frango (que deve cobrir tudo, ficando uns 2 dedos acima dos ingredientes). Juntar os cheiros verdes e deixar cozinhar em fogo baixo. Adicionar no final as ervilhas frescas, deixando-as cozinhar, ao tempo em que o arroz enxuga um pouco. Esse prato deve ficar bem molhado e dispensa acompanhamento.

Nota: Essa é a receita original, mas prefiro incorporar ao frango, um arroz pronto, refogado no alho, sal e cebola, assim que todos os ingredientes estiverem macios e com um caldo bem gostoso. É mais prático e não tem perigo de errar o ponto do arroz. Também tenho acrescentado o repolho já amaciado na água quente. Facilita bastante a execução da receita. 

Galeria de imagens